quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

O burro Mirandês em documentário etno-musical

“11 Burros caem no estômago vazio”
2006, 27’ Tiago Pereira


«No planalto mirandês, os seus habitantes e os burros partilham uma vida de isolamento e trabalho. Muitas vezes os burros são o único elemento com que se estabelece um diálogo e é assim desde há muito tempo. Todas as histórias e cantigas resultantes deste universo mágico e misceginador de tradições, funcionam como escape e uma forma de pensar única e reveladora da realidade humana deste povo.»
Proposta etno-musical com contornos antropológicos que explora as narrativas em torno dos habitantes do planalto mirandês e dos burros, animais com que estas pessoas partilham uma vida de isolamento e trabalho.
«Para o documentário, o realizador percorreu perto de trinta aldeias do planalto mirandês entre 2004 e 2006, efectuando recolhas musicais baseadas em testemunhos locais, com o apoio da Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino.»
Melhor curta metragem doclisboa 2006. Melhor documentário etnográfico europeu no festival Dialektus em Budapeste 2007.

Edição em dvd video, com os seguintes extras:
AEPGA – o que é? Breve filme sobre os objectivos e actividades da Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asínino.
Ms pinky media live act. “Onze burros caem no estômago vazio” no Festival Tom de Festa ’06. As potencialidades do filme apresentado ao vivo, num festival de músicas do mundo, com a reacção do público e o ambiente criado.
Meta-documentário musical criado em conjunto com os músicos Rodrigo Costa e Eduardo Vinhas. As imagens recolhidas em Trás-os-Montes, usadas aqui pela primeira vez numa montagem totalmente musical. Convidado: o musicólogo Domingos Morais, que fala sobre a meta-etnografia e o que está para além do que se recolhe, do que se vê.
Cenas cortadas. As recolhas, que não puderam entrar no filme são mostradas aqui como um arquivo digital, amostra da riqueza popular daquela região.

Realizador e Visualista, desenvolveu desde cedo uma linguagem própria na documentação, recolha e mistura de som e imagem animada. Investiga o conceito de tradição e as fundações da memória colectiva. Os seus filmes são de origem transdisciplinar e remetem para manifestações de cultura imaterial, como as canções, rituais e performances de raíz popular portuguesa. 
Tiago Pereira recebeu vários prémios nacionais e internacionais pelos filmes “Quem Canta Seus Males Espanta” (1998), “Sonotigadores de Tradições” (2003) e “11 Burros Caem Num Estômago Vazio” (2006). A sua consistente produção de formas inovadoras de comunicação revelam a fusão tecnológica que caracteriza o seu processo artístico e que altera espartilhos formais nos meios que utiliza. Desde 2004 trabalha em vídeo em tempo-real como VJ em projectos musicais, como OMIRI, uma colaboração com o músico Vasco Ribeiro Casais, e criando media live acts onde desenvolve o conceito “virtual scratch” de áudio e vídeo em simultâneo.
Estas performances visuais são uma oportunidade única para conhecer o conceito de vídeo-narrativa em tempo-real e uma experiência pós-cinemática pioneira.

Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real...

Sem comentários:

Enviar um comentário