segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Sauvignon da Casa de Mateus

Três Bagos Sauvignon Blanc 2010 – Vinho Regional Duriense

Castas: 100% Sauvignon Blanc
Palavra do enólogo: Este Sauvignon, que começou por ser uma experiência e uma curiosidade, devido às suas características organolépticas é agora uma referência da Lavradores/de/feitoria. Plantado nas vinhas da Casa de Mateus em Vila Real, dada a sua altitude, obteve-se um vinho muito fresco, aromas vivos, ligeiramente tropicais, muito do estilo Françês, que poderá proporcionar bons momentos de vida.
Tecnologia de vinificação: Proveniente de vinhas com cerca de 25-30 anos, plantadas em solos de xisto, as uvas são vindimadas à mão e transportadas em caixas pequenas de 25 kg. Após desengace total e suave esmagamento, as uvas foram prensadas (prensa pneumática), o mosto foi defecado e de seguida fermentado, uma pequena parte em barricas novas de carvalho francês, o restante em Cubas inox a baixas temperaturas, ambos com turbidez controlada. Após fermentação em barricas novas de carvalho francês de 225 litros, o vinho estagiou nas barricas, durante aproximadamente 6 meses. De seguida fez-se o lote. O vinho foi estabilizado e filtrado.
Notas de prova: Cor viva, citrina limão. No aroma é muito exuberante. Limpo e fresco, apresenta aromas com nuances tropicais bastante intensas, lembrando manga e pêssego, e fruta mais fresca como ananás. Na boca a entrada é muito fresca, bastante frutado e equilibrado. Com uma boa acidez, tem uma fruta madura do tipo ananás e melão e menos tropical, o que o lhe confere tipicidade e elegância, caracterizando-o, e proporcionando-lhe um bom equilíbrio e um longo final de boca bastante saboroso.
Gastronomia: Excelente como aperitivo, bem como acompanhar pratos de peixe ou marisco.
Temperatura de serviço: 11 ºC

O vinho Três Bagos Sauvignon Blanc 2010 foi distinguido com uma medalha de prata no “Concours Mondial de Sauvignon”, evento que decorreu em Bordéus, na França, tendo sido o único vinho português a ser medalhado pelo júri do certame. 
Segundo adianta Olga Martins, CEO da Lavradores de Feitoria, “É com grande entusiasmo que vemos o ‘Três Bagos Sauvignon Blanc’ ser distinguido neste concurso, ainda mais quando este branco começou por ser uma experiência que, rapidamente, se transformou num vinho de referência da LDF, tendo uma óptima aceitação quer no mercado português, quer no estrangeiro”.
Esta é a segunda edição do ‘Concours Mondial de Sauvignon’, promovido no âmbito e pela organização do ‘Concours Mondial de Bruxelles, juntamente com as entidades Bordeaux Supérieur e ODG de Bordeaux. Um painel de provadores internacionais avaliou 481 vinhos provenientes de 19 países – África do Sul, Alemanha, Argentina, Áustria, Bulgária, Chile, Croácia, Espanha, França, Grécia, Itália, Nova Zelândia, Portugal, República Checa, Roménia, Eslováquia, Eslovénia, Suíça e Turquia.

Disponível, assim como toda a gama Lavradores de Feitoria, na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real...

Sem comentários:

Enviar um comentário