quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Plantas aromáticas em Portugal

“Plantas Aromáticas em Portugal – caracterização e utilizações” de A. Proença da Cunha, José Alves Ribeiro, Odete Rodrigues Roque
«O livro dá a conhecer, sob a forma de monografias, 83 plantas aromáticas clássicas, focando os aspectos sobre origem, habitats e distribuição geográfica, descrição botânica sumária, partes utilizadas da planta, respectivos constituintes, composição do seu óleo essencial, acções farmacológicas e utilização. São ainda indicadas, em cada monografia, as principais espécies aromáticas afins e as suas características. Na descrição da utilização são dadas indicações que abrangem, essencialmente, aspectos de fitoterapia, aromaterapia, cosmética, perfumaria, actividade antioxidante e condimentar.
A par das plantas aromáticas clássicas, indicam-se por famílias botânicas outras plantas aromáticas existentes no País, muitas vezes ainda não estudadas ou com estudos, geralmente não recentes quanto à sua composição, indicando-se os nomes vernáculos e suas principais localizações, com o que se procura alertar, os estudiosos deste campo, para possíveis trabalhos que conduzam a um melhor conhecimento da nossa flora aromática.
Procurou-se assim completar e actualizar duas obras elaboradas respectivamente pelo Prof. Ruy Telles Palhinha (Plantas Aromáticas de Portugal, Brotéria, vol. XV, pag. 97-113, 1946) e pelo Prof. Aloísio Fernandes Costa (Elementos da Flora Aromática, Ed. Junta de Investigações Científicas do Ultramar, 1975).

Compreende a obra ainda capítulos sobre:
- O emprego das plantas aromáticas desde as antigas Civilizações até ao presente.
- Plantas aromáticas e produtos aromáticos obtidos destas - suas principais utilizações.
- Principais constituintes dos óleos essenciais e seu contributo para a actividade das plantas aromáticas.
- Glossário de termos médicos.
- Léxico botânico.
- Bibliografia.
- Índice remissivo relativo a famílias, táxones e nomes vulgares das plantas.

Os conhecimentos do Prof. A. Proença da Cunha e os da Investigadora Principal Odete Rodrigues Roque da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra sobre composição, aspectos farmacológicos e utilização das plantas aromáticas, aliados à experiência que o Prof. José Alves Ribeiro da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro tem sobre os aspectos botânicos e etnobotânicos, facilitou a elaboração desta obra, que irá não só interessar aos estudantes das Ciências Agronómicas, das Ciências da Saúde, de Biologia e das Ciências da Terra, como também aos profissionais destas áreas.

As fotografias que ilustram as monografias são originais, obtidas, na sua maioria, pelos Autores da obra, tendo as restantes a indicação dos respectivos Autores, a quem desde já agradecemos.» [antoniopcunho]

Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real...

Sem comentários:

Enviar um comentário