quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Douro singular, Douro universal




Douro – Guia Turístico – “Douro singular, Douro universal”
coordenação e concepção: José Moreira

O guia turístico Douro Singular, Douro Universal propõe-se mostrar um lugar onde o "assombro" se matiza de sonhos e lendas através de um conjunto de condutas lúdicas apoiadas em mapas, pictogramas e fotos que incentivam o turista a desfrutar e apreciar a magia do vale do Douro.

As quintas. Alojamento e gastronomia. História e património. Mapas e circuitos.
Guia em quatro edições: português, espanhol, inglês e francês.



«Plantar a História
Nada existe sem primeiro plantar, meter na terra para aí criar raízes. É o caso da Região Demarcada do Douro. O Douro de hoje é fruto da vontade humana, feita de muito sofrimento e suor. E para que esta semeadura medrasse foi preciso um enorme esforço. Vezes sem conta recomeçado do zero. Partiram a rocha, fizeram a terra, levantaram muros, plantaram a videira, sofreram pragas, sofreram doenças. Podaram, enxertaram, cavaram, escavaram encosta acima, redraram e nunca um desses trabalhos foram fáceis. Aquilo que há cerca de 400 anos era uma região inóspita e apenas coberto por matos deu lugar a uma das mais deslumbrantes paisagens antrópicas de Portugal e do mundo.

Ao plantar a vinha no Douro, o homem criou um néctar dos deuses e uma paisagem qual jardim suspenso dos deuses. Ao plantar a vinha, o vinicultor do Douro plantou um lugar na História.»

Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real...

Sem comentários:

Enviar um comentário