sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Contos do Marão

 «O título e o subtítulo desta colectânea apontam para o conteúdo dos contos que a constituem. Com efeito, privilegiou-se a ruralidade sobre a urbanidade, diga ela respeito à geografia física ou humana da região de Trás-os-Montes nos tempos em que imperavam a pobreza e a exploração.
Pretende-se, com as efabulações que se esperam verosímeis, preservar, através da escrita criativa, uma identidade ameaçada e a desmoronar-se irreversivelmente. Protagonizam-nas gentes humildes, social e economicamente desfavorecidas, mas ricas em força de carácter, arreigamento às versas onde nasceram, espírito solidário, teimosia na manutenção de costumes e tradições, traços idiossincráticos coroados com a atávica e proverbial hospitalidade do – Entre Quem É, em que ninguém lhes leva a palma.»

Maria Hercília Agarez de Campos Marques nasceu em Vila Real em 1944. É professora aposentada do ensino secundário. Leccionou Português e Francês em Lamego, Santo Tirso e Vila Real, na Escola Camilo Castelo Branco. Actualmente é professora de Literatura Portuguesa da Universidade Sénior da sua cidade natal, onde reside.
É autora dos livros "A Brincar que o Digas" (crónicas), publicado em 2001, e um ensaio sobre Miguel Torga: "A Força das Raízes", 2007. É co-autora da antologia de A. M. Pires Cabral “Aqui e Agora Assumir o Nordeste”.
Está representada nas seguintes publicações dos Serviços Municipais de Cultura de Vila Real: “Histórias Tiradas da Gaveta”, “Pequeno Cancioneiro de Natal” e “Tellus – Revista de Cultura Trasmontana e Duriense” (números 47 e 54). Tem artigos publicados em: Boletim Cultural da Escola Secundária Camilo Castelo Branco (desde 1991); In Memoriam de João de Araújo Correia (2010); Revista Portuguesa de Humanidades (Faculdade de Filosofia de Braga, 2007); Terra Feita Voz (Círculo Cultural Miguel Torga, 2007); Rosto & Vozes (Escola Secundária Miguel Torga de Bragança, 2007); A Terra de Duas Línguas – Antologia de Autores Trasmontanos, 2011. O jornalista e escritor João Céu e Silva publicou uma entrevista sua na obra “Uma Longa Viagem com Miguel Torga”, 2007.

É estudiosa dos escritores Camilo Castelo Branco, João de Araújo Correia, Miguel Torga e Luísa Dacosta, sobre os quais tem escrito artigos e feito comunicações. É, desde 1999, colaboradora permanente do jornal Notícias de Vila Real. Tem feito várias apresentações de livros (poesia, crónica, ensaio e romance). É membro da direcção da Tertúlia João de Araújo Correia (Régua) e da Academia de Letras de Trás-os-Montes (Bragança). [“Jornal Norte”]

Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real...

Sem comentários:

Enviar um comentário