quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Páginas de Rosto dos Forais Novos de Trás-os-Montes

 «O presente trabalho procura dar a conhecer a beleza e originalidade da iluminura das páginas de rosto dos forais novos exarados para as localidades de Trás-os-Montes, no decurso da reforma manuelina dos forais (1496 – 1952). A iluminura das referidas cartas de foral, embora apresente um tratamento rudimentar, constitui uma novidade artística no contexto europeu do final da Idade Média e dealbar da Época Moderna. Por um lado, pelo facto dessas iluminuras ilustrarem textos administrativo-jurídicos (forais novos), o que não era habitual na iluminura europeia, aplicada ao livro religioso, e, por outro lado, pelo facto de terem sido produzidas em série, o que também não era usual. (...)
Ainda hoje, a iluminura das cartas de foral manuelinas goza de uma significativa importância para os municípios, porque é a “única pintura não religiosa existente na maioria das vilas; é, à sua modesta proporção, um instrumento de divulgação de uma nova cultura e de uma nova maneira de viver” (Alves, 1985: 217), representando testemunhos textuais e estéticos de momentos importantes da história de Portugal: o final da Idade Média e o advento das Descobertas.» (in “Introdução”)

Maria Olinda Rodrigues Santana é Professora Associada com Agregação no Departamento de Letras, Artes e Comunicação da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Fez o Doutoramento Europeu, em regime de co-tutela, na UTAD e na Université de Toulouse-Le-Mirail II, em Linguística Portuguesa, em 1998. Fez a Agregação em Cultura Portuguesa em 2009. É coordenadora científica do Centro de Estudos António Maria Mourinho, bem como fundadora do mesmo Centro. É investigadora do Centro de Estudos em Letras da UTAD. Foi colaboradora convidada no projeto “Corpus Diacrónico do Português” da Universidade Georgetown (USA). É autora de inúmeras obras. Há vários anos que coordena o Ciclo Cultural na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Foi convidada a integrar a Associação Internacional de Artistas (AIA), International Association of Artists, na qualidade de autora. A referida a Associação é constituída por pintores, escultores, desenhadores, ceramistas, fotógrafos, escritores, músicos, artesãos, entre outros. O principal objetivo da AIA consiste na promoção de intercâmbios e diálogos entre artistas nacionais e internacionais. 

Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real...

Sem comentários:

Enviar um comentário