quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Portugal de Miguel Torga

“Portugal” de Miguel Torga
Fotografias de José Manuel Rodrigues.

«A província gosta de visitar Lisboa e Lisboa gosta de visitar a província. Embora regressem cada qual a sua casa aborrecidas e renitentes, encontram-se momentaneamente na beleza duma e na pureza da outra. (...) O abismo não é, pois, intransponível. Talvez mesmo que lá no fundo, no fundo da desavença, não haja senão um sentimento de culpa comum, a mesma mágoa inconfessada duma desgraça que abrangeu toda a nação, mas que tem na capital o seu estigma indelével.»

José Manuel Rodrigues viveu 20 anos da sua vida fora de Portugal, onde estudou fotografia nas escolas de fotografia em Haia e Apeldoorn, na Holanda, onde trabalhou na Academia de Amsterdão e como fotógrafo freelance. Actualmente tem vários projectos fotográficos em curso. Miguel Torga, poeta, contista, romancista e ensaísta sempre foi uma fonte de inspiração para o fotógrafo e daí surgiu o livro Miguel Torga - Portugal, uma publicação Dom Quixote, que o Instituto Camões apoiou.

José Manuel Rodrigues recebeu o Prémio Pessoa em 1999 juntamente com o poeta Manuel Alegre, tem exposto dentro e fora de Portugal e o seu trabalho já foi publicado em catálogos, monografias e livros. Miguel Torga- Portugal é mais um livro onde o trabalho do fotógrafo pode ser apreciado.

Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real...

Sem comentários:

Enviar um comentário