sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Obra de referência sobre Trás-os-Montes

“Alto Trás-os-Montes – estudo geográfico” de Vergílio Taborda
versão fac-similada da edição de 1932, a qual é precedida de um prefácio do Senhor Professor Doutor José Portela (UTAD)

Obra de referência sobre Trás-os-Montes
 “Alto Trás-os-Montes: Estudo Geográfico” é resultado da tese de Doutoramento em Ciências Agrárias do autor e revela originalidade e inspiração funda em bons mestres e boas fontes. É patente que essa obra ímpar está arreigada no estudo de fontes históricas, de Herculano ao reitor Baçal, mas há ainda outras a indicar, de firmeza variável, desde, por exemplo, o arquivo paroquial de Campeã e a estação ferroviária de Chaves a uma prezada editoria parisiense, passando pelas estações agrícolas (Montalegre, Vidago, Mirandela e Moncorvo) e pelo Instituto Superior de Agronomia. O objecto eleito pelo autor, o Alto Trás-os-Montes, não é simples nem nítido – tornou-se. A diversidade, a complexidade e a dinâmica das componentes territoriais em jogo é exuberante.
«Alto Trás-os-Montes é uma dissertação de doutoramento em Ciências Geográficas, que, como se espera, revela originalidade e inspiração funda em bons mestres e boas fontes. Para além da aturada disciplina e canseira na busca de documentação e além do queimar das pestanas e neurónios sobre cartas, apontamentos, catálogos, boletins, revistas, relatórios, memórias, estudos, anuários e censos, a monografia sob apreço revela que o autor era um observador extraordinário, dotado de pernas para andar, e de olhos para ver». [excerto do prefácio]
Uma edição conjunta pela Associação das Universidades de Língua Portuguesa, a Imprensa da Universidade de Coimbra e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real...

Sem comentários:

Enviar um comentário