terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Meruge - maturidade e juventude

Meruge Tinto 2007 DOC Douro Tinto

«As uvas que fazem este Meruge 2007 cresceram em duas vinhas de características muito distintas, ambas situadas no Cima Corgo. De uma vinha velha e outra nova foram cuidadosamente vindimadas as melhores, Tinta Roriz, Touriga Franca e Touriga Nacional. Maturidade e juventude, estilos que se completam, vinhos que se equilibram.»

Palavra do enólogo: A Quinta de Meruge, associada da lavradores/de/feitoria, apresenta caracteristicas muito especiais, principalmente na casta Tinta Roriz, o que nos colocou um desafio. Pensar em vinificar de maneira diferente. Assim nasceu o Meruge, com caracteristicas do Douro, embora mais suave, elegante e menos encorpado, com nuances internacionais. Muito equilibrado. Promete longevidade.

Tecnologia de vinificação: A vinificação ocorreu em lagares, bem como em cubas de inox, c/ remontagem automática e controlo de temperatura. Após suave esmagamento e sem desengace, a fermentação, decorreu com homogeneizações ligeiras e macerações muito controladas, conseguindo-se desta forma uma extracção fenólica e aromática desejada.
De seguida, o lote estagiou em barricas novas de carvalho francês, mas sempre com o objectivo de preservar o carácter frutado, característico dos vinhos do Douro. Foi submetido a uma colagem e filtração antes do engarrafamento.

Notas de prova: Bonita cor vermelho grená, limpo e translúcido. O aroma é fresco, frutado, e rico em especiarias como café e cacau, proveniente de um longo estágio em madeira, suportados por fruta vermelha do tipo cereja.
Na boca, a entrada é fresca, elegante, com taninos macios e aveludados, predominando o carácter frutado.
Muito saboroso, apresenta uma acidez bem equilibrada, um paladar rico em fruta e com um final longo.

Gastronomia: Pode acompanhar pratos de carne e caça.
Guardar a garrafa deitada em local fresco, seco e ao abrigo da luz. 
Temperatura de serviço: 18 ºC

Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real...

Sem comentários:

Enviar um comentário