sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Dona Antónia e o Douro


“Dona Antónia” de Gaspar Martins Pereira e Maria Luísa Nicolau de Almeida de Olazabal

Este livro conta a história de uma vida, a de Dona Antónia Adelaide Ferreira, a maior viticultora do Douro do século XIX.
Esta breve biografia de Dona Antónia procura perceber a mulher e a empresária no seu tempo, as circunstâncias e a rede de relações que marcaram a sua vida longa (1811-1896), a família em que nasceu e que alargou, a empresa a que ligou o seu nome e que dirigiu, os espaços sociais em que se movimentou, em encontros e desencontros, em alianças ou conflitos, episódicos ou duradouros.
No bicentenário do seu nascimento, Fernando Guedes, presidente da Sogrape Vinhos, detentora actual da marca Ferreira, refere que a experiência de leitura proporcionada por este livro é ímpar: «Conhecer a história da Ferreira e o percurso fantástico de Dona Antónia neste registo de qualidade é mergulhar numa fonte privilegiada de informação que nos rasga os horizontes para melhor percebermos os alicerces de uma região única capaz de produzir vinhos únicos.» 

Um livro «sobre a vida de D. Antónia Adelaide Ferreira, a célebre “Ferreirinha”, mítica figura do Douro, ao qual dedicou uma vide de trabalho, dedicação e luta, sem qualquer interesse político, e que perdura até hoje. Proprietária, gestora de várias quintas que herdou, comprou ou construiu de raiz, esteve sempre atenta a todas as iniciativas económicas que pudessem levar à sustentação financeira da sua empresa, a Companhia Agrícola e Comercial dos Vinhos do Porto, principalmente fazendo impor, como seu grande objectivo, a qualidade, ao paladar, dos seus vinhos generosos. A sua vida como mulher foi de esforço, trabalho e tenacidade, quer como mãe, filha, mulher ou empresária, dirigindo e tomando decisões da maior importância, numa época de grande crise, o oposto do que se exigia às mulheres de então, do seu estrato social, praticamente apenas preocupadas com a beleza, a fragilidade e a sensualidade, dependentes dos homens, sem iniciativa e desligadas do mundo dos negócios. Para além do empreendorismo, D. Antónia Adelaide Ferreira teve também uma vida altruísta, filantrópica e de grande generosidade, que se não limitou à solidariedade social, mas criando riqueza para si, para a Região Duriense e o País, ao criar oportunidades para si, família e seus trabalhadores.» Mário Mendes

Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real...

Sem comentários:

Enviar um comentário