sábado, 24 de dezembro de 2011

Grande Escolha: um "puro luxo"!

Três Bagos Grande Escolha 2007 DOC Douro Tinto

Castas: Elaborado a partir de uvas de vinhas muito velhas, com uma grande variedade de castas, onde predominam as seguintes: Touriga Nacional, Tinta Roriz, Touriga Franca e Tinta Amarela, provenientes de vinhas do Cima Corgo e do Baixo Corgo com cotas entre 350 a 400 metros.

Palavra do enólogo: O Três Bagos Grande Escolha é um vinho proveniente de vinhas com idade superior a 60 anos, seleccionadas pela sua localização, pelo seu solo e encepamento. Durante o estágio em barricas novas, são seleccionadas as melhores, as mais equilibradas, para fazer um lote sublime e com capacidade de maturação. O vinho Três Bagos Grande Escolha, pretende ser o que de melhor se faz no Douro.

Tecnologia de vinificação: As uvas são vindimadas à mão e transportadas em caixas pequenas de 25 kg, para a adega. A Vinificação é feita em lagar e balseiros de carvalho, com maceração prolongada, no caso dos balseiros. Terminada a fermentação o vinho vai estagiar para barricas novas de carvalho francês, aproximadamente 14 meses. Durante o estágio, são feitas análises sensoriais para avaliar e seu desenvolvimento, e escolhidas as barricas mais equilibradas dos diferentes tipos de fornecedores. Atingido o equilíbrio pretendido, é feito o lote com as barricas escolhidas, e fica em cuba de inox para integração e futura colagem. No final, é submetido a uma ligeira filtração antes do engarrafamento.

Notas de prova: A cor é vermelha escura, quase opaca, com menisco vermelho vivo.
No aroma, é bastante intenso, apresenta um conjunto de aromas muito rico, começando com baunilha, especiarias, ligeiras notas fumadas, passando a fruta vermelha bem madura como amoras silvestres. Um conjunto muito intenso e cheio de elegância.
No paladar, é cheio, saboroso, complexo e muito frutado, com taninos sólidos e muito equilibrados. Pleno de fruta, é aveludado e longo, com um final rico, intenso e persistente.

Gastronomia: Pode acompanhar pratos de carne e caça bem estruturados e ricos de sabor.
Guardar a garrafa deitada em local fresco, seco e ao abrigo da luz.
Temperatura de serviço: 18 ºC

O grandioso Três Bagos Grande Escolha é, colheita após colheita, um dos maiores tintos de Portugal segundo toda a imprensa especializada, que lhe confere altas notas. É um dos poucos vinhos a merecer o cobiçado "Prémio de Excelência" da Revista de Vinhos e, ao mesmo tempo, ser indicado entre os "Melhores Vinhos de Portugal" por João Paulo Martins, que descreveu a colheita 2003 como "puro luxo".


Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real...

Sem comentários:

Enviar um comentário