quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Fura de Galafura

Fura - Douro tinto 2006.
A Vinhas da Ciderma apresenta o seu primeiro unoaked, o Fura Tº 2006, elaborado a partir das castas Tinta Roriz (60%), Touriga Franca (35%) e Tinta Barroca (5%).
As uvas foram vindimadas manualmente para caixas de 20Kg, com desengace total. A fermentação ocorreu em lagares de granito, com pisa tradicional.
Apresenta aromas a frutos vermelhos maduros, com ligeiro toque a vegetal. Na boca é fresco, bastante equilibrado e com alguma complexidade. Suave, de médio porte e muito fácil de se gostar.
Destacado com 82 pontos no concurso MUNDUSvini 2010.
Teor alcoólico: 13%.
Conteúdo: 75cl
Enóloga: Mónica Figueiredo

Wine Masters Challenge 2011 - XIII World Wine Contest.
Decanter World Wine Awards 2011
[ver e ler “Revista de Vinhos” n.º264 de Novembro 2011, o artigo “De corpo e alma em Galafura” texto João Paulo Martins fotos Anabela Trindade, p. 36 a 42]

Do Douro surge o projecto Vinhas da Ciderma. Nasce da vontade de fazer bons vinhos a partir de uma escolha criteriosa das uvas, provenientes de São Leonardo de Galafura, local reconhecido como tendo especial aptidão para produzir vinhos de grande qualidade. As vinhas estendem-se na margem direita do Rio Douro, à cota de 150 metros de altitude, em patamares de xisto, cultivadas em sistema de Produção Integrada e estão, na sua totalidade, licenciadas para produção de vinho do Porto Letra A. A adega, com 160 anos, lagares em granito e paredes espessas de pedra que lhe confere uma frescura natural, foi adaptada às modernas necessidades de vinificação e higienização, mantendo o respeito pela sua traça antiga. Os vinhos apresentados demonstram bem a qualidade e prestígio desta selecção, como comprovam as três marcas desta empresa: Fura, Donzel e Vinhas da Ciderma.

Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real...

Sem comentários:

Enviar um comentário