quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Luísa Dacosta e a mulheres de A-Ver-O-Mar

A Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro hoje acolheu com orgulho a obra (disponível) de outro(a) autor(a) transmontano: Luísa da Costa

Maria Luisa Saraiva Pinto dos Santos (Luísa Dacosta) nasceu em 1927, em Vila Real de Trás-os-Montes. Formou-se na Faculdade de Letras de Lisboa, em Histórico-Filosóficas. Foi professora do Ciclo Preparatório e em 1997 reformou-se por limite de idade.
Iniciou a sua vida literária em 1955 com a publicação de um livro de contos intitulado “Província”.
A partir de 1972 iniciou a escrita de livros para crianças e dirigiu colecções nesta área editorial.
Entre as influências que a sua produção literária manifesta, os críticos têm citado Irene Lisboa, cuja presença seria visível logo no seu primeiro trabalho.
Entre a temática que mais a interessa estão os relatos de um quotidiano vulgar e a situação da mulher.
Os seus livros situam-se num registo em que um sabor autobiográfico se mistura à crónica e ao conto.
Exerceu a critica na página literária de O Comércio do Porto e colaborou noutras páginas literárias, nomeadamente nas de O Jornal de Noticias, Diário Popular e em A Capital. Foi colaboradora das revistas Seara Nova, Vértice, Vida Mundial, Raiz e Utopia, Gazeta Musical e de Todas as Artes e de Colóquio de Letras, onde continua a colaborar.

«Mas as suas "Universidades" foram as mulheres de A-Ver-O-Mar, que murcham aos trinta anos, vivem e morrem na resignação de ter filhos e de os perder, na rotina de um trabalho escravo, sem remuneração, espancadas como animais de carga (-Ele não me bate muito, só o que é preciso) e que, mesmo afeitas, num treino de gerações, às vezes não aguentam e se suicidam (oh! Senhora das Neves! E tu permites!) depois de um parto, quando o mundo recomeça num vagido de criança! Às mulheres de A-Ver-O-Mar "deve" a língua ao rés do coloquial. Foi professora do ciclo preparatório e alguma coisa deve também aos alunos: o ter ficado do lado do sonho. Isso a tem motivado a escrever para crianças.»

Sem comentários:

Enviar um comentário