sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Literatura, jogos populares e pedagogia do jogo

“Bodas Selvagens” - ANTÓNIO CABRAL
Prémio Nacional de Poesia - Fernão de Magalhães Gonçalves - 2007

FÉNIX
Uma hora de lume que, gruta a gruta,
te devorasse.
Inclinação de folhas que em vão
recuassem à seiva.
Ao renasceres agora será das minhas
cinzas.

António Joaquim Magalhães Cabral nasceu em Castedo do Douro (Alijó), em 30-04-1931 (tendo falecido em 23.10.2007).
António Cabral frequentou o curso teológico do Seminário de Vila Real e iniciou a vida sacerdotal. Obteve a licenciatura em Filosofia pela Universidade do Porto e depois de abandonar o sacerdócio ingressou no ensino secundário, sendo professor efectivo da Escola Secundária Camilo Castelo Branco. A partir de 2001 foi professor de Cultura Geral, na Universidade Sénior de Vila Real. Viveu sempre voltado para a arte da escrita, envolvendo-se, paralelamente, nas agremiações culturais transmontanas.

Era conhecido pelas suas conferências em centros culturais, escolas do ensino básico, secundário e universitário, tanto em Portugal como no estrangeiro, mormente pela Galiza, falando de temas que lhe eram preferidos, tais como literatura, jogos populares e pedagogia do jogo.
Como animador sociocultural, fundou em 1979 o Centro Cultural Regional de Vila Real (CCRVR), do qual foi Presidente da Direcção até 1991, ano em que passou a ser o Presidente da Assembleia Geral.
No Fundo de Apoio aos Organismos Juvenis (FAOJ), que antecedeu o Instituto da Juventude, desempenhou os cargos de Delegado do Distrito de Vila Real e Coordenador da Zona Norte, entre 1974 e 1976. É sobretudo na investigação e organização de festas de jogos populares que a sua acção tem sido mais destacada. "Expert" do Conselho da Europa no II Estágio Alternativo Europeu sobre desportos tradicionais e jogos populares (Lamego. 1982) e principal responsável pela organização dos Jogos Populares Transmontanos e Jogos Populares Galaico-Transmontanos, com início, respectivamente em 1977 e 1983. No âmbito do CCRVR fomentou a vida associativa. promovendo numerosos encontros de associações. Foi Presidente da Direcção da Associação Nacional de Animadores Socioculturais, fundada em 1995, e, desde Março de 1996 Delegado do INATEL no Distrito de Vila Real.
No domínio das letras e das artes, fundou em Vila Real a revista Setentrião (1962) e Tellus, de que foi o primeiro Director (1978), e o mensário Nordeste Cultural (1980). Promoveu, através do CCRVR, encontros de escritores e jornalistas de Trás-os-Montes e Alto Douro (Vila Real. 1981), Chaves (1983), Bragança, Mirandela e Miranda do Douro (1984), Lamego, Régua e Alijó (1985), Vila Real (1997).

Teve uma colaboração dispersa por revistas e jornais portugueses e estrangeiros, participação em programas de rádio e de televisão, colectâneas escolares, obras colectivas e antologias de poesia. Alguns poemas de António Cabral foram cantados por Manuel Freire, Adriano Correia de Oliveira e Francisco Fanhais. Foi agraciado com as Medalhas de Prata de Mérito Municipal de Alijó (1985) e de Vila Real (1990).

Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real...

Sem comentários:

Enviar um comentário