segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Agenda Perpétua - tipo almanaque


“Agenda Perpétua - A Gastronómica” de Loy Rolim

No decorrer do ano e com prazer poderá descobrir os segredos de A Gastronómica, que revela a história dos produtos, dos lugares, a biografia dos cozinheiros desde a antiguidade aos nossos dias, etc. 
O critério foi o seguinte: seleccionar os 12 melhores vinhos do mundo, identificar os queijos tradicionais portugueses e os respectivos métodos de produção, efectuar o levantamento dos diversos tipos de pão em Portugal, desde o pão do Alentejo à broa de Avintes, descrever a origem histórica da pastelaria tradicional - bolo-rei, cavacas, pão de ló, pasteis de Belém, etc., caracterizar a oliveira, a azeitona e o azeite em Portugal, identificar a qualidade do salgema e do sal marinho, etc. 
Foi dada especial atenção às marcas portuguesas que fazem parte do nosso património; a Ferreirinha, Sandeman, Mateus Rosé, Adriano Ramos Pinto, Licor Beirão, azeite Herculano, Abel Pereira da Fonseca, licor de ginja MSR, etc. Não foram esquecidos os cafés célebres - a Brasileira, Martinho da Arcada, Majestic; os restaurantes históricos - O Tavares, Marrare do Polimento, João do Grão; as casa de chá - Ferrari, Versailles; as casa típicas de ginjinha, etc. 
Inclui ainda a biografia de autores e cozinheiros famosos - Taillevent, Antonin Carême, João da Matta, Maria Emília Cancella de Abreu fundadora da primeira revista portuguesa de culinária - Banquete. 
A Gastronómica é uma agenda de "ler e chorar por mais" e para sempre, porque é perpétua!
Gourmand World Cookbook 2010 - Best Food Literature Cookbook

Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real...

Sem comentários:

Enviar um comentário