domingo, 28 de outubro de 2012

Olhares sobre o Alvão


Olhares sobre o Alvão” exposição de pintura de Leonor Vaz de Carvalho
Inauguração: dia 3 de Novembro de 2012, sábado, pelas 21h00
Exposição: de 3 a 24 de Novembro de 2012
na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro, em Vila Real

“Aqui, onde as aldeias envelhecem
a memória persiste,
cravada no granito das casas
e nas rugas dos rostos….”
Vítor Nogueira, Trás-os-Montes
in “A Volta ao Mundo em 50 Poemas”


«O mesmo tema ou pensamento podem corporizar-se na mesma arte ou noutras, de modos muito diversos. As realizações diferentes confrontam-se na mente do fruidor , dando-lhe a riqueza de cada uma, mais a da sua confrontação.
Daí, por que não ir ao encontro de quem também pasmou e se emocionou perante a beleza das paisagens ou a placidez de rostos marcados pela vida para as tratar por cores e sombras, palavras e silêncios?
De um encontro assim, resultou o trabalho de Leonor Vaz de Carvalho (pinturas) e Maria Hercília Agarez (selecção de textos).

NOTA BIOGRÁFICA
Leonor Vaz de Carvalho nasceu e estudou em Vila Real, no Liceu Camilo Castelo Branco, onde cedo revelou a sua inclinação para as artes que, apesar de não terem sido a sua opção de vida, sempre preencheram alguns dos seus momentos de lazer.
Passou pela Universidade de Coimbra no início dos anos 70, mas foi em Lisboa que completou a licenciatura em Filologia Germânica.
Durante mais de três décadas Lisboa foi terra de adoção, não de opção, que a grande cidade não a fascinava. Faltavam-lhe as serras, os afetos, o aconchego e a calma dos espaços mais íntimos.
Um dia, motivos familiares trouxeram-na de volta à sua terra, ao Liceu donde partiu, e onde se aposentou, a tempo de dedicar-se à pintura.
E foi decerto este retorno tardio à sua sempre desejada terra transmontana, que lhe deu a disponibilidade necessária para vivenciar de perto as gentes e as paisagens que se revelam nos seus quadros.
Sem escola nem influências estilísticas, apenas a frequência de sessões de pintura como atividade de lazer sob a orientação do pintor João Estrócio, a pintura surge assim, despretensiosa, como um registo espontâneo de vivências e de emoções estéticas e afetivas.»

A exposição de pintura “Olhares sobre o Alvão” de Leonor Vaz de Carvalho poderá ser visionada no espaço de galeria da Traga-Mundos de 3 a 24 de Novembro de 2012.
A abertura da exposição será dia 3 de Novembro, sábado, pelas 21h00, e contará com a presença da autora – eventualmente, consoante a inspiração dos participantes, organizar-se-á um serão cultural, com leitura dos textos que acompanham cada pintura.

Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro
Rua Miguel Bombarda, 24 – 26 – 28 em Vila Real
2.ª, 3.ª, 5.ª, 6.ª, Sáb. das 10h00 às 20h00 e 4.ª feira das 14h00 às 23h00
259 103 113 | 935 157 323 | traga.mundos1@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário