sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Mapa de Arquitectura de Vila Real


“Mapa de Arquitectura de Vila Real”
Trilingual: Portuguese, English and Spanish
Documentação e organização de conteúdos: António Belém Lima, Elísio Amaral Neves com a colaboração de Carla Barros e Sofia Lourenço
Coordenação editorial e fotografia do arquitecto Filipe Jorge.

Trata-se de um edição fundamental na promoção da cultura arquitectónica da Cidade, constituindo um instrumento de grande utilidade para professores, estudantes, autarcas, escolas, agentes culturais e designadamente o turismo cultural, nacional e estrangeiro, sendo um elemento muito eficaz para a divulgação da cidade de Vila Real no país e no estrangeiro. Este guia de Arquitectura e da Cidade tem o formato desdobrável, contendo uma planta geral da Cidade e um enfoque do seu centro histórico.

Colecção de GUIAS de ARQUITECTURA, em formato de MAPA desdobrável, inclui a selecção de obras com forte representatividade arquitectónica e urbanística, com referência ao património classificado em cada uma das cidades. Cada MAPA apresenta as obras em listagem cronológica, cartografadas na planta geral da cidade (esc 1/10.000) e do centro histórico (esc 1/5.000) com a localização dos edifícios sobre cartografia original, rigorosa e explícita.
Incluem-se cerca de 50 imagens das obras mais relevantes. Textos de caracterização dos Espaços Urbanos e Conjuntos Urbanos, são acompanhados da respectiva Fotografia Aérea. Inclui-se índice de Autores das obras referenciadas. Editados em versão trilingue (Português, Inglês e Espanhol).

80 Obras
(edifícios ou sítios) estão localizadas sobre uma planta geral da cidade (esc. 1/25.000) ou sobre um enfoque do centro histórico (esc. 1/10.000) segundo uma numeração cronológica e um código de côr indicador da época de construção. Na lista das obras indicam-se: a sua morada, os autores, a data de projecto e de construção e transformações posteriores

4 Espaços Urbanos
escolhidos pelo seu ambiente e carácter singular, quer sejam ruas, praças ou jardins.

3 Conjuntos Urbanos
bairros ou áreas planeadas, que correspondem a zonas homogéneas da cidade.

Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real...

Sem comentários:

Enviar um comentário