segunda-feira, 2 de abril de 2012

Obras completas de Luísa Dacosta para a infância

“O elefante cor-de-rosa”, com ilustrações de Armando Alves. Livro recomendado para o 4º ano de escolaridade destinado a leitura orientada na sala de aula - Grau de Dificuldade I.. A história desenrola-se em torno de um pequeno elefante cor-de-rosa, que é a cor dos sonhos das crianças, e fala-nos, num primeiro momento, do "mundo amável" em que ele vivia, juntamente com outros elefantes cor- -de-rosa. Era um mundo de paz e de alegria, onde não havia sofrimento. Confrontado, num segundo momento, com a morte inesperada deste seu mundo, o elefante vê-se obrigado a partir e acaba por ir viver para a imaginação de uma criança! Uma história de sonho e fantasia, que aborda, porém, ainda que de forma magistralmente subtil, valores tão importantes como a amizade, a solidariedade e a entreajuda. Aparentemente simples, na forma e no conteúdo, este pequeno conto revela-se, afinal, fortemente cativante, seduzindo tanto pela riqueza das emoções que desperta como dos simbolismos que encerra - tão ao jeito de Luísa Dacosta!.

“O perfume do sonho, na tarde”, com ilustrações de Cristina Valadas. Livro recomendado para o 5º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma e/ou a leitura com apoio do professor ou dos pais. História de uma menina que viaja pelos sonhos e pelas histórias de encantar, levando consigo o seu gato, companheiro de aventuras imaginadas.

“A rapariga e o sonho”, com ilustrações de Cristina Valadas. Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para o 5º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma e leitura com apoio do professor ou dos pais. Inaugurando a colecção Obras completas de Luísa Dacosta para a Infância, o livro retrata o universo do «faz-de-conta» tão próprio das crianças. Com efeito, entregando-se à liberdade do sonho e da imaginação, a menina criada por Luísa Dacosta brinca com uns seres i nvisíveis como se de verdadeiros amigos se tratassem ou faz o pino apoiada nas tranças para grande espanto do seu gato. Mas se essas brincadeiras ajudaram a menina a criar o seu mundo infantil no qual entrava a voar com o simples toque de uma vara mágica, também lhe permitiram crescer e tornar-se mulher!

“Sonhos na palma da mão”, com ilustrações de Cristina Valadas. Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para o 4º ano de escolaridade destinado a leitura orientada na sala de aula - Grau de Dificuldade II.. A avó de uma menina conta-lhe a história de um rouxinol vindo da China. A menina, curiosa e inquieta por natureza, logo imagina toda uma outra história sobre um passarinho que pousa sonhos na palma da mão.

“Lá vai Uma... Lá vão Duas...”, com ilustrações de Cristina Valadas. Reedição de um pequeno conto de Luísa Dacosta, publicado originalmente em 1986 e há muito esgotado. A narrativa estrutura-se em torno de uma bruxinha que decide fugir do reino das bruxas (um «mundo de trevas, árvores mortas e aves agoirentas») para o mundo dos homens (onde havia «tantos brilhos, tantas cores e tantos perfumes»), numa tentativa de encontrar um local onde pudesse «dar largas à sua alegria e ao seu humor benfazejo». Mas, para seu espanto, também o mundo dos homens, apesar da sua beleza exterior, se revelou um mundo de trevas pelo obscurantismo dos seus preconceitos!

“Robertices”, com ilustrações de Cristina Valadas;
“A Menina Coração de Pássaro”, com ilustrações de Jorge Pinheiro;
“O Príncipe Que Guardava Ovelhas”, com ilustrações de Jorge Pinheiro;
“O Rapaz Que Sabia Acordar a Primavera”, com ilustrações de Cristina Valadas;
e “História Com Recadinho”, com ilustrações de Cristina Valadas.

Todas as obras disponíveis na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real...

Sem comentários:

Enviar um comentário