segunda-feira, 16 de abril de 2012

Antropologia da performance e do turismo

“Por Detrás da Máscara – ensaio de antropologia da performance sobre os Caretos de Podence” de Paulo Raposo

«Trata-se de um ensaio resultante de um longo trabalho de investigação e do qual resulta o conhecimento aprofundado dos “Caretos” de Podence, Macedo de Cavaleiros. Inspirado pela obra Máscaras Portuguesas, de Benjamim Pereira (1973), o Autor lança o seu olhar sobre o que o Carnaval daquela aldeia do Nordeste Trasmontano evidencia simultaneamente de tradição e modernidade.
Neste estudo, resultado de trabalho de terreno desenvolvido desde 1998, Paulo Raposo reflecte sobre os processos de revivificação ou reinvenção das culturas populares no mundo pós-rural português, e que com frequência se traduzem em formas de patrimonialização, turistificação ou mercantilização.»

Paulo Raposo é Doutorado em Antropologia pelo Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) e docente no Departamento de Antropologia desde 1990. Foi Professor convidado da Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa e do Departamento de Antropologia da Universidade Federal de Santa Catarina (Brasil). É Presidente da Direcção do Centro de Estudos de Antropologia Social (CEAS/ISCTE) e fundador do Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA). 
Foi membro da Comissão Editorial da revista “Etnográfica” (2000-2009) e é colaborador do jornal “A Página”. Realizou várias investigações de terreno em Portugal trabalhando sobre temáticas como o corpo, educação, ritual e mais recentemente na área das performances culturais (teatro popular, mascaradas, recriações históricas). Publicou a sua pesquisa em várias revistas da especialidade e em diversos livros, nacionais e estrangeiros, é autor dos livros “Corpos, Arados e Romarias. Entre a Fé e a Razão em Vila Ruiva” (Escher, 1991) e “Por Detrás da Máscara. Ensaio de Antropologia da Performance sobre os Caretos de Podence” (ICM, 2011). Actualmente os interesses de pesquisa situam-se no campo da performance e ritual e da antropologia do turismo. Coordena e orienta também pesquisas no domínio das migrações em Portugal. Teve ainda formação de actor e actuou como actor profissional, assistente de encenação, músico e produtor musical durante alguns anos em diversos grupos teatrais de Lisboa. Foi curador e organizou  com Teresa Fradique(ESAD-Portugal), Vânia Cardoso(UFSC-Brasil), John Dawsey (USP-Brasil) o evento internacional No Performance’s Land?, realizado em Abril 2011 na Culturgest e no ISCTE-IUL, com inúmeros especialistas da antropologia da performance e performers. Prepara para Setembro 2011 uma Pós-Graduação em Estudos da Performance no ISCTE-IUL.

Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real...


Sem comentários:

Enviar um comentário