sexta-feira, 24 de maio de 2013

Vinhos do Douro



“Vinhos do Douro” de Francisco Esteves

VINHOS DO DOURO é um livro que responde à curiosidade e interesse do leitor comum e à exigência de informação do especialista.


O autor, Francisco Esteves, que durante cerca de um ano calcorreou a Região Demarcada do Douro revela-nos as potencialidades desta região e do seu desenvolvimento na última década.
Afirma-nos igualmente que “os vinhos do Douro apresentam flavor, sabor, estrutura, envergadura e classe. Os vinhos do Douro são potentes, encorpados, densos, vibrantes, deslumbrantes e finos.”

Para este trabalho foi efectuada a caracterização desta Região Demarcada, a selecção dos produtores pelo seu envolvimento histórico e qualidade dos vinhos DOC Douro engarrafados e as respectivas marcas.

Os apêndices versam sobre a selecção clonal de videira, a entidade certificadora e as associações do sector. É ainda proposta uma tabela classificativa das colheitas entre 1994 e 2006.

Francisco Esteves, de reconhecida competência pela sua formação científica, publicou durante um ano artigos sobre vinhos no Jornal Independente e na colecção de gastronomia da Colares Editora prefaciou “Roteiro de Vinhos” de Batalha Reis e “Manual do Destilador e Licorista”.

VINHOS DO DOURO vem preencher uma lacuna na bibliografia sobre esta temática pois não existia até aqui um livro dedicado aos vinhos de mesa do Douro. É pois um livro de consulta obrigatória para os curiosos, de grande utilidade prática para os especialistas e para todos os que apreciam e estão atentos à evolução dos vinhos portugueses.

Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real...
[também os títulos: “Arquitecturas da Paisagem Vinhateira” Natália Fauvrelle (coord.), “A Vinha e o Vinho em Portugal. Museus e Espaços Museológicos” Natália Fauvrelle (coord.), “Viver e saber fazer. Tecnologias tradicionais na Região do Douro. Estudos preliminares” Teresa Soeiro, Carlos Coelho Pires, Rui Cortes, José Alves Ribeiro, Hélder Trigo Marques, Gaspar Martins Pereira, Natália Fauvrelle, Nelson Campos Rebanda, José Alexandre Roseira, “Vinhos: arte e manhas em consumos sociais – A apreensão de uma prática sociocultural em contexto de mudança” de Dulce Magalhães, “Produzir e Beber. A Questão do Vinho no Estado Novo” de Dulce Freire, “Memórias do Vinho” de Maria João de Almeida e Paulo Laureano, “Vinhos de Portugal. Da vinha ao vinho, variedades e regiões” de Ceferino Carrera, “Vinho do Porto e a Região do Douro. História da Primeira Região Demarcada” de Ceferino Carrera, “Paisagens de Baco. Identidade, Mercado e Desenvolvimento. Regiões Demarcadas: Vinhos Verdes, Douro, Dão, Bairrada e Alentejo” de Ana Lavrador]

Sem comentários:

Enviar um comentário