sábado, 25 de maio de 2013

Gaiteiros tradicionais

MANUEL FRANCISCO AIRES
Tiu Pascoal , Gaiteiro de Cércio
Miranda do Douro
Trás-os-Montes

Gravação: Diversos
Local de Gravação: Diversos
Referência: STMC 1269
Ano de Edição: 2012

Manuel Francisco Aires, dito Tiu Pascoal, nasceu na aldeia de Cércio (uma anexa de Miranda do Douro) em 6 de Março de 1925. Começou por fazer e tocar as chamadas gaitas de barcego, de efémera duração – o caule da planta secava rapidamente, rachando-se com muita facilidade, cessando funções muito rapidamente – mas que se revelaram instrumentos de primordial importância em termos de início da aprendizagem das artes do sopro. O barcego designa, na Terra de Miranda, uma “planta gramínea cerealífera, de folhagem filamentosa, cuja flor é semelhantes à aveia; os filamentos, com forma de cabeleira, são utilizados para fazer ‘scobilhas’, pequenas vassouras” (Moisés Pires). As gaitas ou pipas de barcego configuram um instrumento sonoro infantil, muito popular em tempos de primavera, sendo muito frequentemente referenciadas como tendo desempenhado funções iniciáticas.
Manuel Francisco Aires dedicou-se sobretudo à gaita de foles, embora também tenha tocado flauta pastoril. Na aldeia de Cércio, ainda é possível encontrar quem se recorde dos tempos em que ele saía com as ovelhas para as margens da ribeira da terra ora tocando a fraita ora divertindo-se a tentar apanhar as rãs saltitantes que lhe saltavam na frente quando percorria as margens.
Michel Giacometti foi, tanto quanto se sabe, o primeiro a registar espécimes do repertório de Manuel Francisco Aires, tendo mesmo incluído no primeiro volume da Antologia da Música Regional Portuguesa, consagrado às tradições musicais de Trás-os-Montes, publicado em 1960, dois temas: Alvorada e Vinte e Cinco. O primeiro ainda hoje é considerado como sendo a mais completa e a melhor executada – ao “estilo antigo”, diz-se frequentemente – de todas as variantes das “alvoradas” mirandesas.


Repertório:
01. La bicha 4:40
02. Alvorada 3:09
03. Vinte e cinco 2:12
04. Señor Mio (Acto de Contrição) 2:14
05. Passacalhes das pandorcas 2:06
06. Ofícios 1:29
07. Padre António 1:44
08. Palombas 1:01
09. Campanitas de Toledo 1:58
10. Toque de gaiteiro 1:01
11. Toque de gaiteiro 0:57
12. Rapsódia 4:30
13. Passacalhes
14. Padre António
15. Moda da entrega da bandeira

Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real...
[também da série Gaiteiros Tradicionais: Desidério Luis Afonso, Especiosa – Genísio, Miranda do Douro; Raul de Jesus Pires, Gaiteiro de Palaçoulo, Miranda do Douro; Manuel Joaquim Alves, Gaiteiro de Romariz (Nunes), Vinhais; Delfim Domingues, Gueiteiro de la Pruoba – Miranda de I Douro; Ronas e Passacalhes, Miranda do Douro; José João da Igreja, Gaiteiro de Ifanes (1911-1975), Miranda do Douro; Gaiteiricos 2011, VII Encontro de Jovens Gaiteiros do Planalto Mirandês]


Sem comentários:

Enviar um comentário