quinta-feira, 2 de maio de 2013

Rotas de azeite


“Os Caminhos do Azeite” de António Corrêa Nunes

«É difícil falar de Portugal sem falar de azeite. E é difícil falar de azeite sem falar de Portugal.» Nesta aventura multifacetada pelos caminhos do azeite em terras portuguesas, António Corrêa Nunes convida-nos a conhecer melhor os meandros da sua produção em terras lusas, os usos que os Portugueses lhe têm dado desde tempos imemoriais, o interesse crescente que o seu consumo vem despertando um pouco por todo o mundo e as peripécias e vicissitudes porque passou ao longo da sua história o rei da cozinha portuguesa. E é um mundo fascinante aquele que assim se desvela aos nossos olhos e estimula de forma ímpar e indelével o nosso paladar. A obra fica ainda particularmente enriquecida com os contributos de personalidades da sociedade portuguesa que acederam a deixar nela o seu testemunho pessoal sobre o papel que o azeite tem desempenhado no caminho da sua vida.

«António Corrêa Nunes licenciado em Engenharia Agro-Industrial/Alimentar pelo ISA-UTL e mestre em Olivicultura, Azeite e Azeitona de Mesa faz parte do Grupo Sovena na área de negócio do Azeite desde 2006, sendo responsável pela produção e selecção de azeites portugueses.
O livro “Caminhos do Azeite” editado este mês de Novembro pela Sopa de Letras é uma aventura multifacetada onde António Corrêa Nunes nos convida a percorrer os meandros da produção de azeite em terras lusas, o interessa crescente pelo seu consumo e as peripécias e vicissitudes porque passou ao longo da história.
O livro, organizado por vários capítulos, conta no final com testemunhos de várias personalidades da sociedade portuguesa em que abordam o papel que o azeite teve no caminho das suas vidas.» [O Portal do Azeite]


Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real...
[também os títulos: “Roteiro dos Azeites Virgens Extra Portugueses” de José Gouveia e Susana Sassetti, “O Azeite na Cultura e no Património Alimentar” de Manuel Paquete, “Azeite de Trás-os-Montes – Influência da localização do olival e das culturas nas características dos azeites” de Maria Helena Chéu Guedes Vaz]

Sem comentários:

Enviar um comentário