terça-feira, 21 de maio de 2013

Traga-Mundos finalista no Prémio Douro Empreendedor



«Prémio Douro Empreendedor é entregue a 31 de Maio, em Vila Real

As três categorias do concurso são: “Novas empresas”, “Empresas que fazem o Douro” e “Douro uma boa região para investir
O Prémio Douro Empreendedor vai ser entregue a 31 de maio, em Vila Real, numa cerimónia que visa distinguir os projetos inovadores que foram criados na região do Douro, anunciou hoje a organização.
O prémio, que contou com um total de 69 candidaturas, foi lançado pela Rede EmpreenDouro, que envolve 26 entidades públicas e privadas.

Segundo a organização, o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, foi convidado para a cerimónia.

O objetivo da iniciativa é mostrar que o Douro é uma boa região para investir e distinguir projetos inovadores de cariz empresarial que valorizem os produtos endógenos e contribuam para a competitividade da região.
A esta fase final chegaram 18 concorrentes.

As três categorias do concurso são: “Novas empresas”, “Empresas que fazem o Douro” e “Douro uma boa região para investir”, correspondendo seis finalistas a cada.

A primeira categoria distingue a melhor “ideia de negócio” e “empresa inovadora”, sendo exemplo a “Douro Skincare”, a “Cachicos”, a “Low Cost Douro Tours”, a “Lusa Saudade”, ”TeaPort” e a “A Douro Natur Equus Resort”.

Chegam à final da categoria “Empresas que fazem o Douro” o projeto “Douro Boys”, que junta cinco produtores de vinhos do Douro, DOC e Porto, o “Duorum Vinhos”, que aposta nas melhores práticas de desenvolvimento rural sustentável, o restaurante “DOC”, a “SOLICEL”, que exerce a sua atividade na área do xisto, a “Geodouro” e a “Quinta da Avessada”, que possui um museu interativo alusivo à história e cultura da vinha e do vinho.

Na secção “Douro uma boa região para investir”, que distingue investimentos no Douro, protagonizados por pessoas de outras regiões que investem no território, todas as candidaturas de debruçam sobre a produção e comercialização de vinho e o turismo.
É o caso do “Bairro do Casal”, “João Brito & Cunha”, “Néctar de Sabedoria”, a “Quinta do Pessegueiro”, propriedade de Roger Zannier (Groupe Zannier é o líder mundial da moda infantil), “William Smith & Lima” e a livraria “Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro”.


Ao todo, as empresas em concurso gerem uma carteira de negócios de cerca de 55 milhões de euros.

A cerimónia arranca com o debate “Douro: Uma Boa Região para Investir”, que contará com as presenças de Daniel Bessa, diretor geral da COTEC Portugal – Associação Empresarial para a Inovação, Bianchi de Aguiar, coordenador da Candidatura do Douro a Património Mundial, Sérgio Figueiredo, administrador da EDP/Fundação EDP, e Jorge Dias, diretor geral da Gran Cruz.

A gala termina com a distinção “Personalidade do Douro” que deverá ser entregue pelo primeiro-ministro.

A Rede EmpreenDouro, iniciativa impulsionada pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, envolve 26 entidades públicas e privadas e pretende apoiar a criação de emprego no território.

*Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico aplicado pela agência Lusa» [ionline]
[http://www.ionline.pt/artigos/boas-noticias/premio-douro-empreendedor-entregue-31-maio-vila-real]

Sem comentários:

Enviar um comentário