segunda-feira, 16 de novembro de 2015

traga-contos: formação + sessão de contos, por Vítor Fernandes


Traga-Contos: formação + sessão de contos com o contador transmontano Vítor Fernandes
dia 21 de Novembro de 2015 (sábado)
15h00: formação | 21h00: sessão de contos
na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro, em Vila Real


Oficina: Até te contava uma história
Duração: 3 horas
Descrição: Esta oficina pretende que cada formando descubra o contador que guarda dentro de si, pois todos nós somos contadores de histórias.
Ao mesmo tempo encontrar o prazer que existe em escutar e contar histórias, as emoções, os sentimentos, os valores e as regras que elas nos transmitem.

Conteúdo:
- Quem é o contador de histórias;
- Importância da voz, do olhar e da postura do contador;
- Conhecer diversos recursos para contar histórias;
- Onde Contar (espaços)
- Estrutura da narrativa;
- Mediação de Leitura/Contar histórias
- Experimentando Contar histórias.

 Cada formando deve:
- Vir com roupa confortável:
- Trazer um conto que queira trabalhar para que possa ser apresentado (se assim o entenderem) na sessão de contos “Alguns Contos lidos, outros tantos contados” que se realiza no dia 21 de Novembro pelas 21 horas.

Preço
13€ por pessoa - desconto especial a estudantes: 10€
[número mínimo de pessoas: 4, número máximo: 8]

A pré-inscrição pode ser feita desde já, na Traga-Mundos, ou pelos seguintes contactos: 259 103 113, 935 157 323, traga.mundos1@gmail.com, e o pagamento da inscrição deverá ser feito até 20 de Novembro, na Traga-Mundos ou por transferência bancária para o NIB 0033 0000 50068664116 05.

----------------------------------

21h00: sessão de conto [entrada livre]

“Era uma vez...
Numa rua de uma cidade existia um espaço, uma casa, um mundo diferente de todos os outros mundos quem lá entrava levava mundos, mas, assim como levava também deixava um pedacinho do seu próprio mundo. 
Naquele espaço, naquela casa, naquele mundo diferente de todos os outros de dois em dois meses partilham-se histórias, contos simples de tempos que já lá vão e de outros tempos que estão por vir, contos, histórias daquelas que nos fazem parar, pensar e sorrir porque a vida é repleta de coisas simples e belas.
Nas noites escolhidas de ouvidos atentos e olhares alerta as pessoas entram, sentam e abrem o coração às histórias, às minhas histórias, e eu também abro o meu coração às histórias de cada um porque naquele espaço, naquela casa, naquele mundo diferente de todos os outros todos somos contadores e escutadores de histórias.
E se no dia 21 de Novembro às 21h por acaso passar naquela rua, por aquele espaço, entre, sente-se e seja bem-vindo ao mundo do Era uma vez.”
Vítor Fernandes


«Vítor Manuel Azevedo Fernandes, licenciado em história variante arqueologia, natural do Reino Maravilhoso de Trás-os-Montes. Na infância passava o tempo a ouvir as histórias contadas pela sua avó, e para adormecer pedia histórias à sua mãe. Um dia tropeçou nos contos e relembrou toda a infância e todo o tempo passado a ouvir histórias, rapidamente a cabeça foi invadida por questões tais como: mas como contar e o que contar. Encontrou respostas na Escola de Narração Oral de Clara Haddad e começou a fazer formação, fez ainda formação com vários contadores internacionais.
Desde de 2010 narra profissionalmente. Narrador que busca manter a força da tradição, seu repertório é repleto de contos de amor, de humor, de vivacidade, astúcia e emoção da tradição oral portuguesa.»

Venha ouvir...
e traga um@ amig@ também!


 António Alberto Alves
Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro
Rua Miguel Bombarda, 24 – 26 – 28 em Vila Real
2.ª, 3.ª, 5.ª, 6.ª, Sáb. das 10h00 às 20h00 e 4.ª feira das 14h00 às 23h00

Próximos eventos:
- 1 a 30 de Novembro: exposição da colecção de arte da Traga-Mundos, na Traga-Mundos em Vila Real;
- dia 28 de Novembro de 2015, sábado: apresentação do manifesto “Calhau”, colectivo de poetas, na Traga-Mundos em Vila Real;
- de 1 de Dezembro de 2015 a 6 de Janeiro de 2016: Bazar de Natal e dos Reis da Traga-Mundos, na Traga-Mundos em Vila Real;
- de 1 de Dezembro de 2015 a 6 de Janeiro de 2016: exposição “Presé-pios” por João Pinto Vieira da Costa, na Traga-Mundos em Vila Real;
- dias 4, 5 e 6 de Dezembro de 2015: participação com uma banca de livros, mais algumas coisas e loisas, na Culturgal, Pontevedra, Galiza;
- dia 13 de Dezembro de 2015, domingo, pelas 14h30: participação no “Passeio pedestre por Terras de Maria Boa – do neolítico aos dias de hoje”, organizado pela Ad Justes – Associação para o Desenvolvimento de Justes, em Justes.

Sem comentários:

Enviar um comentário