quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Casticismo em Unamuno e Torga


“Casticismo em Unamuno e Torga” de Carlos Carranca

«Surge neste grupo um jovem estudante de medicina, chamado Adolfo Correia Rocha. Por influência de Edmundo Bettencourt, colabora de alma e coração em várias publicações da revista Presença, publicando aí os poemas «Altitudes» (número 19); «Baloiço» (número 22); «Inércia» (número 22); «Remendo» (número 23); «Balada da morgue» e «Compenetração» (número 24) e, por fim, «O Caminho do meio», texto em prosa que virá no número 26.

É desta geração que se vai formar o gosto literário do futuro Torga. É, também, a ela, que vai buscar «a representação do Poeta e da Poesia». Torga será, talvez, um dos mais fiéis representantes dessa Geração, ainda que tenha, muito cedo, rompido com a direção da revista. Este rompimento poderá ser entendido como um ato resultante da sinceridade tão proclamada por Régio e seus camaradas de Coimbra”.

(...) “Desta Geração, que se bateu contra o conservadorismo atávico de alguns autores, pugnando por uma arte viva, espontânea e humana, registem-se os nomes de Adolfo Casais Monteiro (integrou a Direção a partir do número 13), Alberto Serpa, Saúl Dias, Francisco Bugalho, Carlos Queiroz, António Navarro e Fausto José”.

Mourão-Ferreira entende os valores que estes autores perfilham “como sendo o da liberdade de criação; o do individual sobre o coletivo; o da independência e o da intransigência face aos êxitos fabricados artificialmente. Estes são os princípios que toda a vida nortearam a ação literária de Miguel Torga (...)”.»


Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real... | Traga-Mundos – lhibros i binos, cousas i lhoisas de l Douro an Bila Rial...
recordamos que temos o compromisso de sempre disponibilizar a obra completa de Miguel Torga: poesias, diários, teatro, contos, romance, ensaios e discursos; também os títulos “Dar Mundos Ao Coração – Estudos sobre Miguel Torga” organização de Carlos Mendes de Sousa, “Miguel Torga – o simbolismo do espaço telúrico e humanista nos Contos” de Vítor José Gomes Lousada, “A Obrigação, a Devoção e a Maceração (O Diário de Miguel Torga)” e “O essencial sobre Miguel Torga”de Isabel Vaz Ponce de Leão; “Miguel Torga – A Força das Raízes (Um itinerário transmontano)” e “Dois Homens num só Rosto – Temas Torguianos” de M. Hercília Agarez, “Uma longa viagem com Miguel Torga” de João Céu e Silva, “Miguel Torga: O Lavrador das Letras – Um Percurso Partilhado” de Cristovão de Aguiar, “A Viagem de Miguel Torga” de Isabel Maria Fidalgo Mateus, “Miguel Torga – o drama de existir” de Armindo Augusto, “Ser e Ler Miguel Torga” de Fernão de Magalhães Gonçalves; também os álbuns de Graça Morais (“Um Reino Maravilhoso”) e de José Manuel Rodrigues (“Portugal”); “O meu primeiro Miguel Torga” escreveu João Pedro Mésseder, Inês Oliveira ilustrou; “Entre Quem É! – Tradições de Trás-os-Montes e Alto Douro no Diário de Miguel Torga” e “Negrilho – Homenagem a Miguel Torga” de Maria da Assunção Anes Morais; “Miguel Torga – O Simbolismo do Espaço Telúrico e Humanista nos Contos” e “Viajar com... Miguel Torga” de Vítor José Gomes Lousada; “Miguel Torga e a Pide – A Repressão e os Escritores no Estado Novo” de Renato Nunes; “Miguel Torga – O Poeta Pintor” de Maria Fernanda do Amaral Soares]

Sem comentários:

Enviar um comentário