sábado, 21 de novembro de 2015

30 de Novembro - DIA DA LIVRARIA E DO LIVREIRO


30 de Novembro – Dia da Livraria e do Livreiro

O dia 30 de novembro está à porta e traz-nos o sempre renovado desejo de indicarmos a todos o caminho de uma livraria. Não especialmente para esse dia em particular, mas para todos os dias.

Todos os dias são dias de trocar dois dedos de conversa com livreiras e livreiros, de ver novidades, de redescobrir os clássicos.

O 30 de novembro é um dia especial, é o DIA DA LIVRARIA E DO LIVREIRO. É também o dia do leitor que visita as livrarias. É, pois, um dia de festa: festa da livraria, festa da livreira e do livreiro, festa do leitor.

Mais do que nunca é importante que os leitores conscientes do papel cultural da livraria passem a frequentá-la por necessidade, por desejo, sim, mas também por militância cultural, para ajudarem a despertar outras consciências, para marcarem hábitos de comportamento. Não basta dizer que as livrarias não podem morrer, que são muito importantes para a sociedade, que os seus livreiros não podem desistir, pois contribuem para fazer a diferença cultural na sua cidade. Há que passar das palavras à ação, marcando uma posição: eu frequento as livrarias independentes porque as considero indispensáveis, porque reconheço o seu papel, porque não quero que elas desapareçam.

No próximo dia 30 de novembro venha viver connosco o DIA DA LIVRARIA E DO LIVREIRO.


[uma iniciativa do Encontro Livreiro e da Fundação José Saramago]

Sem comentários:

Enviar um comentário