quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Transmontano de raiz

“Transmontano de Raiz” de Albino Pires

Memória de uma vida inteira e de uma infância transmontana, agreste e solidária como as gentes e as montanhas, este livro de poemas de Albino Pires leva-nos a um tempo em que a poesia se construía com a simplicidade e o rápido engenho exigidos para os cantares ao desafio e em que, nas aldeias do Norte de Portugal, muitos pequenos gestos heróicos foram contrabandeados por crianças e adultos em prol dos vizinhos galegos, quando a Guerra Civil de Espanha invadia as aldeias raianas em busca de possíveis foragidos.
Travessia de uma vida em verso, é na linguagem do afecto e na tradição popular que Albino Pires se afirma português de Norte a Sul, viandante e poeta, observador benévolo, mas crítico destes tempos, que tornam em redondo, como o mundo:

Nos tempos que atravessamos
Mesmo as gentes mais nobres
Já só pensam em riqueza
Esquecendo-se dos pobres

O autor na casa onde nasceu, Agosto 2013
Albino Fernandes Pires nasceu na aldeia de Padornelos, concelho de Montalegre, em 2 de Março de 1926. Aí frequentou a instrução primária e trabalhou no campo e no pastoreio, como todas as crianças do seu tempo. Aos 24 anos veio viver para Lisboa, onde teve diversas profissões e constituiu família. Depois de reformado, sobrou-lhe tempo para cultivar um gosto que sempre o acompanhou ao longo da vida – a poesia –, prestando ao mesmo tempo homenagem à terra que o viu nascer e à qual continua ligado.
Este livro nasceu desse gosto.

Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real... | Traga-Mundos – lhibros i binos, cousas i lhoisas de l Douro an Bila Rial...

Sem comentários:

Enviar um comentário