segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Passeio pedestre por duas ribeiras (Galegos / Arnal)


Passeio pedestre por duas ribeiras (Galegos / Arnal)
dia 15 de Setembro de 2013 (domingo), pelas 7h30
por Lagoa Trekking
  
Em cada terceiro domingo do mês[*] a Lagoa Trekking organiza uma actividade para a Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real.
Assim, para Setembro, no dia 15, domingo, para se continuar a descobrir e a sentir locais mágicos da natureza transmontana, propomos:

Duas ribeiras (Galegos/Arnal)
Com início em Quintelas, percorremos antigos caminhos de pastores ao longo de duas ribeiras, a de Galegos no início, em que o caminho sobe a encosta e desce a um bosque frondoso onde poderemos observar uns esquilos vermelhos , a sua simples cascata escondida e a sua flora de bosque.  Atravessando a ribeira de Galegos, subiremos por caminhos agrícolas até chegarmos ao canhão da ribeira de Arnal, a sua foz. Ribeira acima vamos encontrar a cascata de Arnal….local de descanso e banhos. Estamos no Parque Natural do Alvão .
 Aqui, após um merecido descanso regressaremos por uma calçada usada como antigo caminho entre as aldeias ( Agarez e Arnal/Galegos ).
Percurso circular
Dificuldade – Fácil/Média
Duração de caminhada – 4 horas

Algures neste percurso teremos o privilégio de assistirmos ao acto de devolução à natureza de uma ave selvagem por elementos do CRAS – Centro de Recuperação de Animais Selvagens da UTAD.

«O CRAS é um Centro de Recuperação de Animais Selvagens que está inserido no Hospital Veterinário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Está aberto todos os dias do ano e tem sempre um médico veterinário disponível para receber os animais selvagens feridos, sejam eles aves, mamíferos, répteis ou anfíbios.
Cada animal passa por uma recuperação clínica, motora e comportamental, até estar completamente saudável e apto para sobreviver no seu habitat natural. O objectivo primordial é sempre a sua reabilitação e devolução à Natureza.
 A importância do trabalho de um centro de recuperação ultrapassa o auxílio directo prestado aos animais que ingressam no centro. Os dados recolhidos nos centros de recuperação de fauna selvagem são utilizados para avaliar potenciais ameaças a esses animais, contribuindo para avaliar riscos ecológicos e estabelecer prioridades de conservação.
O crescente desenvolvimento urbano sugere um aumento de ameaças para a fauna selvagem, por exemplo, colisão com janelas de edifícios, atropelamentos, eletrocussão em linhas elétricas de alta tensão, predação de crias por cães e gatos nos parques, intoxicação por pesticidas utilizados na agricultura intensiva, etc. Sendo tantas as ameaças de origem antropogénica deve, ainda mais arduamente, haver preocupação em estudar o impacto das mesmas e minimizá-las.»



O ponto de encontro é na Traga-Mundos, pelas 7h30, para organizarmos o transporte de todos os participantes – quem estiver mais próximo de Quintelas, o ponto de encontro será na aldeia. Asseguramos igualmente mochila day pack, bastões de trekking, seguro de acidentes pessoais, boa disposição e um café na aldeia. É aconselhável cada levar calçado robusto e confortável, fato-de-banho e toalha, água para beber e, caso necessitar, comida leve e energética – e máquina-fotográfica para registar momentos inesquecíveis! Venha trekkar connosco...
Preço por participante: 15,00 euros – preço para estudantes: 13,00 euros (número mínimo de pessoas: 8, número máximo: 20)
Inscrições (até 14 de Setembro) na Traga-Mundos, ou pelos seguintes contactos: 259 103 113, 935 157 323,traga-mundos1@gmail.comtolagoa@gmail.com. Transferência bancária para NIB 0033 0000 45418719535 05.
[* Salvo outros compromissos por parte da Lagoa Trekking e/ou Traga-Mundos]


Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro
Rua Miguel Bombarda, 24 – 26 – 28 em Vila Real
2.ª, 3.ª, 5.ª, 6.ª, Sáb. das 10h00 às 20h00 e 4.ª feira das 14h00 às 23h00
259 103 113 | 935 157 323 | traga.mundos1@gmail.com

Próximos eventos:
- de 8 a 11 de Setembro de 2013: banca de livros no V Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia (“Antropologia Em Contraponto”), na UTAD, Vila Real;
- 12 de Setembro de 2013 (quinta-feira), das 16h30 às 19h30: animação de Casinha Cabo da Bila – Atelier Mariana;
- 13 de Setembro de 2013 (sexta-feira), pelas 21h00: inauguração de exposição de fotografia Pinhole por Catarina Lima & formandos;
- de 13 de Setembro a 2 de Outubro de 2013: exposição de fotografia Pinhole por Catarina Lima & formandos;
- 14 de Setembro de 2013 (sábado): apresentação da associação cultural DivulgaCaminho;
- 19 de Setembro de 2013 (quinta-feira), das 16h30 às 19h30: animação de Casinha Cabo da Bila – esculturas de ferro e madeira por Carlos Monteiro;
- 26 de Setembro de 2013 (quinta-feira), das 16h30 às 19h30: animação de Casinha Cabo da Bila – prova de méis por Apibéricos – Beekeeping.

Sem comentários:

Enviar um comentário