quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Inquirições Manuelinas de Trás-os-Montes


“Inquirições Manuelinas de Trás-os-Montes – edição interpretativa” de Maria Olinda Rodrigues Santana
  
As vinte e duas inquirições manuelinas de Trás-os-Montes editadas constituem um corpus representativo de um dos quatro acervos documentais elaborados (inquirições, registos, exemplares das câmaras e originais dos senhorios), no decurso da reforma foraleira manuelina (1496-1520).
As mencionadas inquirições são, no essencial, as respostas às averiguações de direitos e deveres dos concelhos perante a coroa e os senhores laicos e eclesiásticos, aos quais os orgãos administrativos e jurídicos de todos os lugares do reino tiveram de dar resposta a pedido do monarca, D. Manuel I, e do supervisor da reforma, Fernão de Pina.
Dos vinte e dois textos editados, vinte e um mantiveram-se inéditos, até ao momento, em que foi realizada a primeira edição diplomática dos mesmos. Contudo, não esqueçamos que essa edição foi elaborada unicamente para um público restrito, académico e, portanto, tornou-se numa edição de difícil acesso. Com o presente trabalho pretende-se dar a conhecer um corpus documental raro, pois não existe, até ao momento, qualquer edição conjunta deste tipo de documentação para outras províncias ou regiões do país. Trata-se, portanto de um trabalho pioneiro que abra possibilidades a outros investigadores de aplicarem o mesmo tipo de metodologia a fontes de outras regiões.

Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real...
[também da autora os títulos: “Documentação Dionisina do Concelho de Vila Pouca de Aguiar” com Mário José da Silva Mineiro, “Documentação Foraleira Dionisina de Trás-os-Montes”, “Registo do Foral Manuelino de Miranda do Douro”, "Cartas inéditas do Abade de Baçal para o Padre António Mourinho 1941-1947", “Guia do Arquivo António Maria Mourinho” com Ana Lúcia Pereira Costa, “Diálogo de dois intelectuais em torno da História e da Cultura do Nordeste Transmontano – Joaquim R. Santos Júnior e António Maria Mourinho”, “Páginas de Rosto dos Forais Novos de Trás-os-Montes”, “Liuro dos Foraes Nouos da Comarqua de Trallos Montes: abordagem histórica, cultural, discursiva e edição interpretativa”, “Catálogo da Correspondência de Joaquim Rodrigues dos Santos Júnior para António Maria Moutinho (1944-1990)”, “Catálogo da Correspondência de António Maria Mourinho para Joaquim Rodrigues dos Santos Júnior (1951-1990)” e “Correspondência de António Maria Mourinho e Joaquim Rodrigues dos Santos Júnior (1944-1990) – organização, edição, notas e estudo”]

Sem comentários:

Enviar um comentário