quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

A lenda de Hiran e Belkiss


“A Lenda de Hiran e Belkiss” de Bento da Cruz

Da história bíblica renascem os dois enredos que dão corpo a este trabalho. Sobressaindo pelo refinado humor com que envolve as personagens e as situações plenas de deliciosos pormenores de fantasia, “A Lenda de Hiran e Belkiss” principia por contar, de forma assaz original, a história de um Rei David algo sui generis, onde se realça o insólito e humanizam espirituosamente as acções e reacções do monarca bíblico e dos restantes personagens. Após este prelúdio, que é na verdade uma história dentro da história, surge então a lenda do amor entre Belkiss, rainha de Sába, e Hiran, mestre arquitecto. Decorrida no reinado de Salomão, esta tragicomédia arrebata-nos para um mundo onde testemunhamos o desenrolar de um amor intenso e puro no seio de uma sociedade hipócrita e egoísta.
Matizado com uma sensibilidade muito actual, satirizam-se neste exercício de imaginação acontecimentos e histórias geralmente encarados com seriedade, querendo talvez relembrar-nos da inconstância da vida e da presença inabalável do humor, até nos momentos mais difíceis e inesperados.

Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real...
[também do autor os títulos “Contos de Gostofrio”, “Histórias da Vermelhinha”, “O Retábulo das Virgens Loucas”, “Histórias de Lana-Caprina”, “Guerrilheiros Antifranquistas em Trás-os-Montes”, “Prolegómenos I”, “Prolegómenos II”, “A Fárria”, “Camilo Castelo Branco por Terras de Barroso e Outros Lugares” e “República e Incursões Monárquicas – Um Padre Guerrilheiro de Barroso” com António Chaves, Barroso da Fonte, José Baptista]

Sem comentários:

Enviar um comentário