quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Festas dos Rapazes, Trás-os-Montes


OS SONS DAS MÁSCARAS
Constantim – Miranda do Douro
Trás-os-Montes

Gravação: 2000/2001/2002
Local de Gravação: Constantim
Colecção: Paisagens Sonoras 5
Ano de Edição: 2010
Centro de Música Tradicional Sons da Terra

Os repertórios aprendidos e assimilados pelos gaiteiros tradicionais (cor)respondem a distintas exigências funcionais, permitindo-lhes contribuir, nos contextos e nos momentos festivos tradicionais, para a permanência expressiva de um vasto e significativo conjunto de actos rituais (alvoradas das festas, rondas de ofertório e de peditório, bailes nos terreiros e animações relacionadas com refeições comunitárias). De tal modo que, sem a sua presença, tais actos rituais careceriam de sentido e significado.
Os registos sonoros da Fiesta de ls Moços (Fiesta de San Juan), que se celebra em Constantim nos dias 27 e 28 de cada ano (Miranda do Douro), foram efectuados por Mário Correia / Centro de Música Tradicional Sons da Terra nos anos de 2000, 2001 e 2002.
A reprodução editorial destes registos foi elaborada com o mínimo de intervenção sobre as gravações originais, procurando-se transmitir o mais fielmente possível as sonoridades que acompanham as várias fases da festa.
Tratando-se de um registo que inserimos na série das chamadas paisagens sonoras, a autenticidade testemunhal dependeu e foi determinada pela presença vivencial das mesmas. E, como não podia deixar, sempre norteados pelos ensinamentos do grande mestre e pioneiro das paisagens sonoras, Murray Schafer: O que o analista da paisagem sonora precisa fazer, em primeiro lugar, é descobrir os seus aspectos significativos, aqueles sons que são importantes por causa da sua individualidade, quantidade ou preponderância.

Os sons da noite na véspera da festa:
01. Os sons da noite…
02. …na véspera da festa

De casa em casa na ronda do peditório:
03. De casa em casa…
04. …na ronda do peditório 

Toques e danças no sagrado
05.Señor mio (dentro da igreja) 
06. Elevação da hóstia (dentro da igreja) 
07. Marcha processional

Danças de paulitos no adro (despedida da Bielha e do Carocho):
08.Campanitas e Ofícios

Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real...
[também os títulos: PROCISSONS – Miranda do Douro n.º 3, PROCISSONS – Vimioso n.º 4]

Sem comentários:

Enviar um comentário