sexta-feira, 21 de setembro de 2012

A vida em fala divertida


1.2 | A Vida: em fala divertida

Já fui tocador de rabeca
Já estive três anos em Gola*.
Sem ter coroa disse missa
Já sei falar à espanhola.
* [povoação espanhola raiana]

Sem mulheres fui um fadista
Sem arma fui caçador
Sem igreja fui pregador
Sem ser galo tive crista
Sem cantar fui um modista
Sem notas fui um poeta
Sem ter cabeça fui um careca
Sem pensar deitei planos
Antes de nascer três anos.
Fui tocador de rabeca.

Eu calado fazia espalhafato.
Junto de mim não discuto.
Sem lume fumava charuto
Sem nariz cheirei tabaco
Sem corpo rompia fato
Sem grude fazia cola
Sem sapatos rompi sola.
Nasci ao mundo sem mãe.
Sem passar o mar e bem
Estive três anos em Gola.

Fui sábio sem precisão
Fui doutor sem livraria.
Antes de nascer três dias
Fui jogador de pião.
Sem baptismo fui cristão
Sem gosto tive cobiça
Fui diligente na preguiça,
A mentir falei verdade.
Pela minha habilidade
Sem ter coroa disse missa.

A dormir armava bulhas.
Calado armava o fado.
Com os olhos bem fechados
E de noite enfiava agulhas.
Sem lume fazia fagulhas
Sem estudo joguei à bola
Sem dedos toquei viola.
Com realejo inglês
Na Itália fui Francês.
Já sei falar à espanhola.

“O livro de Anacleto Pereira”
Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real...

Sem comentários:

Enviar um comentário