quarta-feira, 25 de julho de 2012

Vinhos de Quinta da Veiga (Douro d.o.c.)


Murzelo Douro d.o.c. reserva branco 2010
Murzelo Douro d.o.c. reserva tinto 2008
Casa das Mouras Douro d.o.c. reserva tinto 2007

Os vinhos da Quinta da Veiga
A Quinta da Veiga é formada por um aglomerado pequenas quintas, com uma dimensão de 50 hectares, dos quais 25 estão cultivados com vinha, sendo parte da sua produção destinada a vinho do Porto e parte para vinho tinto de mesa, denominado “Vinho de Quinta”
A sua total exposição a Sul confere-lhe uma óptima aptidão para a qualidade dos seus vinhos. Na Quinta da Veiga produzem-se 3 vinhos: Murzelo, Casa das Mouras e Cerro das Mouras.
A vinha está dividida em talões homogéneos por castas, atingindo a Touriga Nacional cerca de 50%, sendo as outras castas a Touriga Francesa, a Roriz e a Tinta Barroca. Esta possibilidade de talhões permite a vinificação por castas e uma grande flexibilidade na feitura de lotes. Todos os vinhos da Quinta estagiam em barricas de carvalho americano e sobretudo francês. O estágio do vinho entre a colheita e a respectiva comercialização, é de 2 anos.
È de salientar a preocupação da qualidade que vai desde a fase de produção da uva, passando pela escolha no momento de entrada na Adega, até ao processo de vinificação e estágio – quer na madeira, quer em garrafa.
Em termos de imagem, é igualmente estratégia da Quinta da Veiga ter uma preocupação em termos da divulgação e apresentação dos seus vinhos, isto é na composição dos seus rótulos. Assim a composição dos rótulos dos vinhos da Quinta da Veiga são desenvolvidos por artistas de renome.
Dispõe ainda de um vasto olival e pomares sobretudo de citrinos. Um dos Pomares é muralhado e está classificado.
 A Quinta da Veiga restaurada recentemente, para Turismo de Habitação goza de uma localização privilegiada em plena Região Demarcada do Douro classificada como Património da Humanidade. Situada junto á margem direita do Rio Douro, sobranceira à Estação do Ferrão (entre a Régua e o Pinhão), a casa cuja origem remonta ao séc. XVII, está implementada num dos imensos socalcos, a meia encosta desta quinta produtora de vinho, com 50 hectares cultivados. Reconstruída maioritariamente em xisto, aqui nada foi deixado ao acaso, o respeito pela arquitectura tradicional duriense, está patente em toda a recuperação desta magnífica edificação. Dispõe, para os hóspedes, de 7 quartos e de um conjunto de salas todas decoradas com muito gosto e harmonia. Da rusticidade e imponência dos velhos lagares de vinho criaram-se espaços de verdadeiro conforto e requinte. A casa é ladeada por um belo jardim, que se prolonga com uma piscina panorâmica, a olhar a perder de vista o rio Douro. 

As áreas envolventes mantêm uma relação muito próxima com as vinhas que compõem a área agrícola, o vasto olival e os pomares sobretudo de citrinos. A Quinta da Veiga é um verdadeiro refúgio de paz e de beleza, aqui o Céu fica mais perto…

Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real...

Sem comentários:

Enviar um comentário