quarta-feira, 18 de julho de 2012

Contos do Alto Douro


“O livrinho dos contos do Alto Douro” textos de José Viale Moutinho, ilustrações de Fedra Santos


O Alto Douro é constituído pelas terras por onde corre o Rio Douro, onde se criam as uvas do Vinho do Porto, de fama internacional. O Rio Douro nasce em Espanha, desagua no Porto, e vem desde Miranda do Douro, quando entra em Portugal, passando pela Barca d'Alva, por Almendra, banhando depois o Pocinho, o Pinhão e a Régua. Por todos esses povoados as noites de Inverno produziram saborosos contos de encantar. Uma mão-cheia deles aqui está para vosso regalo. Vá, façam de conta que estão sentados à lareira, a escutar a Avó Amélia.


«Colectânea de cinco contos tradicionais ligados à região do Douro, esta edição integra textos como «Tudo começou quando o vento…», «A Cabra-Cabrês», «A história do Mata-Coelhos», «As lições da Raposa» e «O conto da Brancaflor». Percorridos por vários temas, com especial destaque para o universo animal e para a Natureza, os textos caracterizam-se pela forma como o autor, mantendo-se fiel à tradição, os reescreve de forma original, acrescentando pormenores e procedendo a actualizações de registo e de linguagem. Também explora, de forma intensa, as sugestões humorísticas que os caracterizam, assim como a vivacidade dos diálogos. Uns mais conhecidos do que outros, estes textos aproximam os leitores de uma herança cultural rica e variada, promovendo ainda o reconto oral. As ilustrações cristalizam instantes da acção, com especial atenção para os cenários ou ambientes e para as personagens.» Ana Margarida Ramos [Casa da Leitura, Fundação Calouste Gulbenkian]

Plano Nacional de Leitura: livro recomendado para o 3º ano de escolaridade destinado a leitura autónoma e a leitura com apoio do professor ou dos pais.

Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real...

Sem comentários:

Enviar um comentário