“Millions” – The Last Soldier | O Último Soldado”
autor David Mendes
ilustração Daniel
Souto
em português, castelhano e inglês
ano 2015
Este jogo narra a
história do destemido Herói Português da Primeira Guerra Mundial, Aníbal
Milhais, cuja valentia e determinação o eternizou na História de
Portugal.
Vencer batalhas e escapar do Barão Vermelho parece um desafio de jogo simples, no entanto, só o jogador mais atento e com melhor estratégia poderá vencer.
Um jogo inteligente, divertido e cheio de curiosidades históricas que vai mudar os jantares de família e os serões de amigos. “Tu és Milhais, mas vales Milhões!”
Vencer batalhas e escapar do Barão Vermelho parece um desafio de jogo simples, no entanto, só o jogador mais atento e com melhor estratégia poderá vencer.
Um jogo inteligente, divertido e cheio de curiosidades históricas que vai mudar os jantares de família e os serões de amigos. “Tu és Milhais, mas vales Milhões!”
Característica
& Conteúdo:
72 Cartas.
1 Manual de regras
(contém curiosidades da Primeira Guerra Mundial e a biografia
dos personagens do jogo)
Socialização,
Atenção, Raciocínio e Lógica.
David Mendes,
criador do jogo, project manager e professor de história, explica o que está
por trás do jogo.
Millions representa
o Aníbal Milhais, um herói português que sobreviveu após defrontar um batalhão
de alemãos com a metralhadora “Luisinha” e um pacote de amêndoas, durante a I
Guerra Mundial. De origem humilde, teve um papel determinante na Batalha
de La Lys ao evitar uma tragédia maior. Permaneceu sozinho, na
frente, para cobrir a retirada dos seus companheiros. Com a “Luisinha”,
disparou de vários pontos para criar a ilusão, às tropas alemãs, que ali
estariam muitos soldados. O pacote de amêndoas doces era o seu alimento até
regressar ao acampamento das tropas portuguesas. O soldado recebeu
a distinção militar, a Torre de Espada e o seu comandante Ferreira do
Amaral, eternizou-o na História de Portugal, com a expressão: “Tu és Milhais,
mas vales milhões.”
A mecânica do jogo
é “simples e intuitiva”, assinala David Mendes, mas “só o jogador mais atento e
estratega poderá vencer”. Explica que “cada sessão de jogo tem uma duração
aproximada de 15 minutos, durante os quais, os jogadores competem entre si, com
o objectivo de vencer o maior número de batalhas para ganhar os pontos
positivos. Pelo meio existem 4 cartas “Barão Vermelho”, que nos dão pontos
negativos. Estas cartas devem ser evitadas e devemos tentar fazer que os
nossos adversários fiquem com elas”.
A narrativa da
ilustração das cartas foi desenvolvida por forma a explicar e transmitir várias
curiosidades sobre a I Guerra Mundial e a participação de Portugal neste
conflito. Há alusões aos ratos que inundavam as trincheiras, ao pão que chegava
duro à frente de batalha e ainda ao famoso “Stubby” um cão americano, que
acabou promovido à patente de Sargento e no final de vida ainda frequentou a
universidade. É mais um jogo de tabuleiro que promete mudar os serões
entre famílias e amigos.
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Este jogo narra a
história do destemido soldado Milhões e a sua aventura contra o exército
alemão. A história do jogo, uma parte verdadeira, outra ficcional, pretende
acima de tudo, dar a conhecer e perpetuar a vida e história deste herói
nacional.
Durante o jogo, o soldado Milhões, têm como adversário o brilhante e
destemido piloto alemão “Barão Vermelho”. Ao longo de 12 (doze) dias têm de
estrategicamente vencer as 8 (oito) batalhas e escarpar-se das garras do “Barão
Vermelho” que está sempre à espreita para complicar a vida do nosso soldado.
Parece um desafio de jogo simples, no entanto, só o jogador mais atento e estratega poderá vencer.
A narrativa da ilustração das cartas foi desenvolvida por forma a explicar e transmitir várias curiosidades sobre a I Guerra Mundial e a participação de Portugal neste conflito. Há alusões aos ratos que inundavam as trincheiras, ao pão que chegava duro à frente de batalha e ainda ao famoso “Stubby” um cão americano, que acabou promovido à patente de Sargento e no final de vida ainda frequentou a universidade.
Parece um desafio de jogo simples, no entanto, só o jogador mais atento e estratega poderá vencer.
A narrativa da ilustração das cartas foi desenvolvida por forma a explicar e transmitir várias curiosidades sobre a I Guerra Mundial e a participação de Portugal neste conflito. Há alusões aos ratos que inundavam as trincheiras, ao pão que chegava duro à frente de batalha e ainda ao famoso “Stubby” um cão americano, que acabou promovido à patente de Sargento e no final de vida ainda frequentou a universidade.
Disponível na
Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real... |
Traga-Mundos – lhibros i binos, cousas i lhoisas de l Douro an Bila
Rial...
[também disponíveis os
seguintes títulos: “O Herói Português da I Guerra Mundial” de Francisco Galope,
“Aníbal Milhais – Um Herói Chamado Milhões” texto José Jorge Letria, ilustrações
Nuno Saraiva]
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