quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Estações dos Correios de Moçambique (1875-1975)


Apresentação de “Estações dos Correios de Moçambique (1875-1975) – Contributos para a sua história” de Altino Silva Pinto
dia 08 de Dezembro de 2012 (sábado), pelas 21h00
na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro, em Vila Real

«O meu nome é Altino Silva Pinto, nasci em Moçambique, onde vivi e fiz grande parte da minha formação académica. Licenciado em Medicina pela Universidade do Porto, exerci como Cirurgião ainda algum tempo em Moçambique e maioritariamente já em Portugal, onde terminei a carreira profissional há alguns anos.

Para além da vivência pessoal e familiar com os Correios do Ultramar - onde meu pai fez toda a sua vida profissional -, há mais de 50 anos que me dedico ao colecionamento filatélico de Moçambique, em especial na vertente de História Postal, tendo inclusive sido premiado em várias Exposições em que participei com medalhas de prata e medalhas de ouro, e, em sequência da experiência acumulada, tenho publicado desde há vários anos, em revistas da especialidade, diversos estudos e artigos sobre História Postal de Moçambique, bem como, em 2009, o livro “Marcofilia de Moçambique 1875/1975” .

Em finais de Novembro de 2012 irei editar uma obra sobre a História Postal dos Correios de Moçambique intitulada - “As Estações dos Correios de Moçambique – 1875/1975 – Contributos para a sua História” -, em que descrevo todas as Estações dos Correios existentes nesse período, com indicação de variantes ortográficas, mudanças de nome ou de localização (se as houve), a localização geográfica da povoação onde se inseriam, bem como, ainda, outras características e acontecimentos relacionados que considerei poderem contribuir para uma melhor compreensão da evolução e identidade das Estações e da actividade dos Correios de Moçambique ao longo desse período.

Trata-se de uma monografia de pesquisa histórica com cerca de 450 páginas, encadernadas em capa dura, com 300 imagens de Estações dos Correios, de povoações, das ambulâncias postais e, também, de algumas peças filatélicas, escolhidas em função da raridade e especificidade das Estações e respectivos carimbos, imagens estas que, saliento, na sua maioria nunca foram antes publicadas e são, em grande parte, bastante antigas (anteriores mesmo a 1930), constituindo elas próprias verdadeiros documentos históricos.

No texto de apresentação do livro, a Dr.ª Lídia Barros, Historiadora e antiga Directora da Biblioteca Ultramarina do Banco Nacional Ultramarino, refere que “O presente estudo abrange o período que se inicia com este primeiro sinal da actividade das Estações Postais de Moçambique - o carimbo - e prolonga-se até à independência – o que significa que cobre precisamente um século. Fruto de uma pesquisa histórica que o autor pretendeu exaustiva, apresenta-se um levantamento do historial das mais de 700 Estações dos Correios de Moçambique no período abrangido pelo estudo, com a indicação da legislação que as regulamentou, (...), movimento postal e outras indicações com elas relacionadas”.

Uma vez que os estudos de âmbito global sobre a História Postal de Moçambique são notoriamente raros, julgo assim que a monografia que apresento constitui, pelo seu objecto e pelo acervo de informações históricas, filatélicas e culturais, e das imagens que colige, um trabalho interessante na historiografia Moçambicana em geral, e na História Postal de Moçambique em particular.

O livro tem lançamentos previstos para dia 27 de Novembro pelas 17h30m, no Palácio da Independência – Largo de S. Domingos nº 11, ao Rossio (ao lado do Teatro D. Maria II), e no dia 8 de Dezembro, às 21 h na Livraria “Traga Mundos”, na Rua Miguel Bombarda nº 24 em Vila Real.

Com os meus cumprimentos
Altino Silva Pinto»

Edição de Autor, com tiragem limitada a menos de 400 exemplares.

Na Traga-Mundos em Vila Real, para além da presença e apresentação pelo autor, o livro será apresentado por José Carlos Boura, presidente da Fundação Casa-Museu Maurício Penha.
O restaurante Kanimambo – Sabores de Moçambique, para além de apresentarem as chamussas que serão servidas como entradas para o evento, convida a todos os interessados para um jantar-ceia no seu novo espaço: Avenida João Paulo II lote 4 loja 6 – atrás do shopping dolce vita douro, frente ao parque exterior (edifício que tem uma sapataria). Menu: caril de camarão, frango com amendoim, feijão com coco e cogumelos, pudim de coco, mousse de manga. 10€ por pessoa (bebidas não incluídas).

Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro
Rua Miguel Bombarda, 24 – 26 – 28 em Vila Real
2.ª, 3.ª, 5.ª, 6.ª, Sáb. das 10h00 às 20h00 e 4.ª feira das 14h00 às 23h00
259 103 113 | 935 157 323 | traga.mundos1@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário