quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Aldeias de Portugal - histórias & tradições





“Aldeias de Portugal – Histórias & Tradições” de Paulo Costa
 
"Este é um trabalho tão simples e humilde quanto a vida nas Aldeias de Portugal."

Após dois anos e meio de um trabalho intenso, apaixonado e dedicado à revitalização e preservação da vida nos territórios rurais, através da página do facebook Aldeias de Portugal, Paulo Costa lança agora o livro anunciado, destacando nesta obra as melhores fotos e textos partilhados nestes últimos dois anos, sublinhando ainda alguns textos inéditos, assim como também algumas fotos. Este é um trabalho tão simples e humilde quanto a vida nas Aldeias de Portugal. Um livro com imagens marcantes, com textos ilucidativos da vida rural, da nossa história, da nossa cultura e das nossas tradições, onde poderá encontrar também receitas de pratos da nossa gastronomia tradicional.
Este é um livro que pretende demonstrar que a vida nas Aldeias de Portugal é um dos fatores culturais mais valiosos da história de Portugal, assim como transmitir que é possível continuar a amar a origem de cada um.
Um livro tão simples e humilde quanto a história das próprias aldeias, mas um livro que certamente irá enriquecer a biblioteca de quem ama a sua origem.

Sobre o autor
Paulo Costa tem 36 anos, é natural de Poiares, histórica aldeia do Concelho do Peso da Régua, Distrito de Vila Real, na Região de Trás-os-Montes e Alto Douro. Aqui cresceu, estudou, trabalhou e se divertiu até aos 18 anos, idade com que saiu para estudar fora da Região. Trabalhou no Porto e em Lisboa, mas em 2006 decidiu regressar à sua terra natal onde habita atualmente. A sua paixão pela aldeia é profunda e tudo o que faz tem a ver com a revitalização do território rural. Solteiro, simples, um bom garfo, Paulo Costa é pessoa de enormes afetos, caraterizado pelo sorriso fácil e pela ligação às pessoas do meio rural, de quem diz ter recebido os maiores ensinamentos. A família é a sua maior paixão, causa única que ultrapassa todas as outras.

As fotos
O livro Aldeias de Portugal - Histórias & Tradições é composto por um conjunto notável de fotografias, que vão desde aldeias maravilhosas espalhadas por todo o território, a rostos marcantes ou paisagens deslumbrantes. São vários os fotógrafos que cederam fotos para a obra, num enorme gesto de envolvência com este projeto, permitindo-nos no entanto destacar o afamado Rui Pires, o mais consagrado fotógrafo da atualidade em Portugal.



Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real...


Sem comentários:

Enviar um comentário