terça-feira, 13 de novembro de 2012

Epopeia de uma família de cristãos-novos


“Os Isidros – a epopeia de uma família de cristãos-novos de Torre de Moncorvo” de António Júlio Andrade e Maria Fernanda Guimarães

Esta obra conta a história da família Isidro, uma família de cristãos-novos de Torre de Moncorvo, que acompanha a história da inquisição portuguesa desde o seu início, em 1536 até ao final da distinção entre cristãos–novos e cristãos-velhos, em 1773. História esta que “se desenrolou um pouco por todo o mundo acompanhando as rotas migratórias, a expansão marítima dos povos europeus e a implantação de colónias e feitorias comerciais à escala mundial.” 

«A história da família Isidro, de Torre de Moncorvo, acompanha praticamente toda a história da inquisição portuguesa. Durante mais de 200 anos, desde que a inquisição foi criada, em 1536, até que acabou a distinção entre cristãos-novos e cristãos-velhos, em 1773, elementos desta família estiveram presos nos seus cárceres. Ao longo de gerações e gerações, a “herança” marrana foi passando de pais a filhos, como se um destino implacável os conduzisse ao cativeiro.
Dezenas de processos das inquisições de Lisboa e Coimbra se encontram no Arquivo Nacional da Torre do Tombo documentando a aventura desta gente, processos que os autores estudaram e serviram de base a este trabalho.» [da Introdução]

Os Isidros – A epopeia de uma família de cristãos-novos de Torre de Moncorvo, é uma obra de investigação histórica, na qual os autores seguem esta família ao longo de várias gerações, praticamente ao longo da Inquisição. É uma família que tem origem em Torre de Moncorvo mas que, pelo seu dinamismo e empreendedorismo, alguns dos seus descendentes acabam por se destacar no contexto social da época, mesmo em período de perseguição. Muitos deles estiveram presos nos cárceres da Inquisição e acabaram por deixar marcas fortes do marranismo ao longo das suas existências.

Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real...
[também o título: “História Política de Torre de Moncorvo 1890-1926” de António Júlio Andrade]

Sem comentários:

Enviar um comentário