quarta-feira, 14 de novembro de 2012

A. Passos Coelho escritor


“Gente da Minha Terra” (contos) e “Histórias Selvagens” (contos) de A. Passos Coelho, edição do autor

«A grande vocação de A. Passos Coelho é a de contista. Os seus contos – alguns de extensão considerável – retratam com realismo o meio rural vila-realense e a fauna humana que ali vive os seus dramas e as suas ambições. 
João Gaspar Simões disse numa recensão publicada no Diário de Notícias: “Não temos dúvidas em considerar o seu livro [Gente da minha terra] entre os melhores do género ultimamente aparecidos.” E, sobre o mesmo livro, escreveu Amândio César: “Trata-se de um volume de estreia, mas isso nada influi para a real categoria do escritor que aqui me aparece pela primeira vez”, para depois lhe apontar “um estilo forte, sadio, másculo”.
O livro Histórias selvagens serviu de argumento para um filme de António Campos.
Os livros de contos, Gente da minha terra e Histórias selvagens, saíram em primeira edição em 1960 e 1963, respectivamente. De ambos se fez uma 2.ª edição em 2002. [Grémio Literário Vila-Realense]

António Passos Coelho nasceu em Valnogueiras, Panóias, Vila Real. Médico Pneumologista, possui no seu curriculum uma vasta e notável experiência na luta contra a tuberculose. Foi diretor Clínico do Sanatório do Sameiro. Nos anos 70, do século XX, parte para Angola, onde é encarregado de organizar a luta antituberculosa no distrito do Bié até 1973, altura em que é nomeado Diretor do Sanatório de Luanda. Ainda em Angola, exerce funções de Chefe de Serviço de Combate à Tuberculose e é nomeado responsável pelo curso de Tisiologia da Faculdade de Medicina de Luanda. Após 1975 regressa a Portugal e desenvolve a sua atividade em Vila Real. Foi Coordenador Distrital do Serviço de Luta Antituberculosa (SLAT-1976), membro da Comissão Instaladora da Administração Distrital do Serviço de Saúde (1997), Presidente da Assembleia Distrital da Ordem dos Médicos (1978), Vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Patologia Respiratória (1980), Presidente da Comissão Instaladora do Hospital Distrital de Vila Real e Diretor Clínico do mesmo (1991). Foi Presidente da Assembleia Municipal de Vila Real.

Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real...

Sem comentários:

Enviar um comentário