terça-feira, 7 de agosto de 2012

Roteiro sentimental do Douro


“Roteiro Sentimental, Douro” de Manuel Mendes – desenhos de Gracinda Marques

Escritas entre 1961 e 1963, estas crónicas de viagem constituem o testemunho de uma época em que o Douro mantinha ainda a uma imagem fortemente marcada pela tradicionalidade.

«Manuel Mendes foi um excelente escritor, hoje bastante esquecido, infelizmente. Foi uma personalidade fascinante, de uma imensa riqueza humana, político e conspirador intemerato contra a ditadura, amador de artes plásticas, escultor nas horas vagas, extraordinário contador de histórias divertidas, de humor simultaneamente enternecido e sarcástico, que passou a vida, desde rapaz, condenado a um completo ostracismo político, embora cercado de amigos e admiradores. (…) Por isso a reedição do seu livro sobre o Douro tem tanto significado: representa uma homenagem de reconhecimento a alguém que amou este rio e as suas margens desinteressadamente. E sobre ele escreveu páginas inesquecíveis, deixando-nos um livro precioso de informações e referências, humaníssimo, e que traduz uma visão integrada da Região Duriense, tão bela e singular no todo português.» Mário Soares (do Prefácio)

«Estamos na década de sessenta do Século XX. À descoberta do país que amava, há um homem de Lisboa que sobe o Douro. De mãos dadas com o escritor, com o político e sobretudo com a personalidade invulgar que vive dentro de si, Manuel Mendes apaixona-se pelo País Vinhateiro – pelas suas gentes, por usos e costumes, pela cultura que emerge dos chãos de xisto revestidos por vinhedos teimosamente plantados pela força hercúlea do Homem. Sobe e desce esta escadaria de gigantes, de alma disponível e espírito aberto, cria amizades, quase raízes, e deixa que o Douro medre dentro de si, até que caminhos gravados de forma indelével na alma lhe passem para o papel o texto que dá corpo à obra Roteiro Sentimental – Douro. A reedição deste livro, com ilustrações de Gracinda Marques e prefácio de Mário Soares, que acompanhou o escritor no Douro, no início dos anos sessenta, constitui o ponto central da homenagem a prestar pelo Museu do Douro a Manuel Mendes.»

A reedição deste Roteiro Sentimental, Douro, de Manuel Mendes, pretende recuperar para as novas gerações um dos mais belos e sérios roteiros da região. O deslumbramento pela monumentalidade da paisagem não se desdobra em hipérboles literárias fáceis, antes busca, em prosa límpida, os actores de carne e osso, sejam eles os pedreiros construtores dos muros de xisto dos socalcos, os últimos marinheiros do rio, os escritores ou outros protagonistas que marcaram a memória do lugar. [A Página da Educação]
 Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real...

Sem comentários:

Enviar um comentário