quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Ruas e gentes de Lisboa quinhentista


“Ruas e Gentes na Lisboa Quinhentista” de António Borges Coelho

Lisboa respirava por tortuosos vão de ruelas, becos e travessas que nos adros se humanizavam e abriam. A matriz mediterrânica-mourisca descia do morro velho, radicava-se no plaino da Baixa, subia para São Francisco, a Trindade, São Roque, Santa Catarina.
Havia becos sem nome e ruas com nomes vários como várias as bocas e as horas. Nos nomes ficaram registadas a flora - Rua da Amendoeira, da Oliveira, da Figueira, das Parreiras; os ofícios - Caldeiraria, Ferrarias Velhas e Novas, Correiaria, Tinturaria; o morador rico ou poderoso - Rua dos Martinis, de Dom Gil Eanes, do Conde da Vidigueira, do Barão; e até a América e a África se inculcavam na Rua do Peru ou do Mocambo.
A cada passo nos confrontamos com o muro da cerca, o arco, a cruz, a porta, a torre velha ou nova, os moinhos de vento, os fornos, as atafonas, o outeiro, a laje, os canos, a ponte, a regueira, as varandas, os corredouros ou passadiços.
Pronunciamos nomes antigos, não só para deleite das orelhas, mas para «tocar» com o som uma velha humanidade portuguesa que prolongamos com os nossos gestos e as nossas vozes.

Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real... | Traga-Mundos – lhibros i binos, cousas i lhoisas de l Douro an Bila Rial...
[também disponível do autor os títulos: “Raízes da Expansão Portuguesa”, “O Tempo e os Homens – Questionar a História – III”, "História de Portugal I - Donde Viemos", "História de Portugal II - Portugal Medievo", "História de Portugal III - Largada das Naus", "Clérigos, Mercadores, «Judeus» e Fidalgos", "Cristãos-Novos Judeus e os Novos Argonautas", "Política, Dinheiro e Fé", “A Revolução de 1383”, "A Morte do Inquisidor-Geral", "O Vice-Rei D. João de Castro"; “Tempo de Lacraus”]


Sem comentários:

Enviar um comentário