terça-feira, 4 de outubro de 2016

lã cacharela - de raça churra galega mirandesa


Lhana Cacharela

«Lhana é um projecto sediado no planalto mirandês com o intuito de proceder ao aproveitamento da lã das raças autóctones locais através da criação de diversos produtos. As meadas de lã Cacharela, são fiadas por mulheres (e um homem) locais recorrendo apenas a técnicas artesanais de processamento, sem adição de quaisquer produtos químicos (os autores de cada meada são indicados na respectiva etiqueta). Os fios são fiados com roca e fuso de tipo 2 e torcidos também no fuso ou em alternativa no torno (engenho idêntico ao uma grande roda de fiar usado na região). A lã usada nestas meadas é maioritariamente procedente de animais de raça Churra Galega Mirandesa.
Para além das cores naturais, o fio Cacharela está também disponível em alguns tons tingidos. O tipo de pigmento é indicado individualmente em cada meada.

Apresentação: meada de ±100g.
Torcida: dois fios.
Composição: 100% lã.
Agulhas: 5-6mm.

100% portuguese wool yarn by project Lhana. Hand spun and hand plied in Trás-os-Montes (Portugal) from the wool of Churra Galega Mirandesa sheep.
Weight: chunky
Unit weight: ±100g
Needle size: 5-6mm / US 10
Fibers: 100% wool
Texture: 2 ply» [Retrosaria Rosa Pomar]

Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real... | Traga-Mundos – lhibros i binos, cousas i lhoisas de l Douro an Bila Rial...

Sem comentários:

Enviar um comentário