sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Histórias de escano e soalheira


“Histórias de Escano e Soalheira” de Luís Vale

As Histórias de Escano e Soalheira reúnem um conjunto de episódios, verídicos ou imaginados, que farão parte desse património oral e imaterial actualmente em irreversível perda, e não serão mais do que momentos dispersos no tempo e confinados à existência de uma pequena comunidade rural em terras de Trás-os-Montes.

O antropólogo Luís Vale, visita-nos no seu próximo livro "Histórias de Escanoe de Soalheira " de uma forma crua e realista, indo ao mais profundo dasestórias vividas e das idiossincrasias regionais transmontanas, no que concerne à geografia, ao relevo, ao clima e ao isolamento físico das aldeias e comunidades.
Estas realidades, contribuíram, desde sempre, para uma efectiva preservação dos ambientes e narrativas fantásticas, onde os humanos coabitam, sem reservas, com outros seres vivos e com seres míticos, fabulosos e lendários, transformando os seus habitats em espaços de permanentes equívocos entre o real e o fantástico.

Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real... | Traga-Mundos – lhibros i binos, cousas i lhoisas de l Douro an Bila Rial...
[disponível também do autor os seguintes títulos: “Senhora das Graças, a Santa e Padroeira de Carção”, “Bem Perto do Céu, A Novena-Retiro da Senhora da Serra”, “D. Manuel António Pires, história de vida de um missionário 1915 – 2015”]

Sem comentários:

Enviar um comentário