sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Mariana Coelho - uma educadora feminista luso-brasileira


“Mariana Coelho – Uma Educadora Feminista Luso-Brasileira” de Aires Antunes Diniz

(…) sobre a feminista, escritora e educadora Mariana Teixeira Coelho, nascida em Sabrosa, distrito de Vila Real, emigrante no Brasil onde se destacou no envolvimento com os movimentos feministas e é considerada como uma das maiores figuras mundiais ligadas a afirmação do feminismo e da emancipação da mulher.

Mariana Coelho nasceu em 1857 em Sabrosa, falecendo em Curitiba no Brasil em 29 de Novembro de 1954. Deixou um largo espólio cultural em livros, muitos artigos escritos e palestras proferidas, cuja tónica foi sempre dedicada aos ideais feministas. Os seus trabalhos serviram para muitas teses universitárias ligadas a sociologia e á educação, nomeadamente no Brasil. O seu primeiro livro “ A evolução do feminismo: subsídios para a sua história” data de 1933 e na altura foi considerada a bíblia das liberdades e direitos da mulher.

(…) do escritor moçambicano [Aires Antunes Diniz], radicado em Portugal. É professor aposentado e economista, publicou já vários livros de cariz socioeconómico possuindo um trajeto relevante na área académica, sindical, cultural, social e na imprensa regional e nacional.

Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real... | Traga-Mundos – lhibros i binos, cousas i lhoisas de l Douro an Bila Rial…

Sem comentários:

Enviar um comentário