sábado, 23 de abril de 2016

A música do rio


“A Música do Rio” de Patrícia Aires

Provavelmente influenciada por textos de marca claramente anglo-saxónica, a autora desenrola uma trama narrativa densamente intrincada, onde as personagens surgem claramente envolvidas no fio da meada, em cenários e ambientes onde se fala a língua de Shakespeare. Através das acções, desejos e motivações de cada personagem, o leitor é confrontado com questões centrais do nosso tempo: a (in)finitude do amor, força humana que tanto pode ser destruidora como redentora, os preconceitos cerceadores da liberdade individual, a defesa da natureza, como elemento que a civilização humana deve incluir, partilhar e preservar, e, acima de tudo, os grandes sentimentos que estão na base do sucesso da raça humana entre os seres vivos, a amizade, a generosidade, o perdão, que, inelutavelmente, acabarão sempre por vencer a discriminação, a solidão e o egoísmo.
Escrito num estilo pouco habitual no nosso panorama ficcional, em que a acção das personagens suplanta claramente a importância do autor/narrador, "A música do rio" atrai-nos para uma realidade que, embora diferente, é também a nossa em qualquer parte do mundo.

Patrícia Aires nasceu em França, mas veio viver para Portugal com apenas seis anos, residindo actualmente no concelho de Torre de Moncorvo, distrito de Bragança. Licenciou-se em Sociologia e desde então tem trabalhado em diversas áreas: autarquia, tribunal, museus. Desde cedo revelou inclinação para as letras, tendo ganho alguns concursos literários. “A música do rio” é a sua primeira obra publicada.

Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real... | Traga-Mundos – lhibros i binos, cousas i lhoisas de l Douro an Bila Rial...

Sem comentários:

Enviar um comentário