segunda-feira, 4 de abril de 2016

Encontro de professorado da Galiza e Norte de Portugal

II Jornada do encontro de professorado da Galiza e Norte de Portugal,

DOCENTES DA GALIZA E PORTUGAL ENCONTRAM-SE NA CASA DE MANUEL MARIA

Desenvolvido por DNSUnlocker

A segunda jornada do encontro de professorado da Galiza e Norte de Portugal, promovido pola iniciativa Cultura que Une, decorrerá em Outeiro de Rei, no dia 9 de abril.

Cultura que Une é uma associação constituída por diferentes fundações, associações, empresas, agentes culturais e particulares da Galiza e do Norte de Portugal que tem como objetivo aprofundar o reencontro e a redescoberta do património comum, desenvolvendo para este efeito atividades em que a cultura e a atividade empresarial caminham juntas em direção ao mesmo fim: a revalorização da Gallaecia.

Uma das atividades que está já em andamento é o encontro de professorado do ensino básico e secundário da Galiza e Norte de Portugal, para incentivar o conhecimento mútuo, a troca de experiências e os intercâmbios de docentes e discentes.

O trabalho na aula de ‘Bichos’, de Miguel Torga e de ‘Os soños na gaiola’, de Manuel Maria, é o ponto de partida deste projeto, cuja segunda jornada decorrerá no dia 9 de abril, na casa-museu de Manuel Maria, em Outeiro de Rei (Lugo, Galiza).

A primeira sessão do encontro já teve lugar, com grande sucesso, no Espaço Miguel Torga, em Sabrosa (Portugal), no dia 5 de março.

Nesta jornada participaram por volta de vinte docentes de diferentes centros de ensino da Galiza e Portugal, como o IES San Paio (Tui); IES de Valga (Valga); IES Perdouro (Burela); CPI Terras de Maside (Maside); IES O Couto (Ourense); IES Nossa Senhora dos Olhos Grandes (Lugo); Ceip O Ruxidoiro (Barbadás); CPI Virxe da Saleta (S. Cristovo de Cea); Esc. Sec. Camilo Castelo Branco (Vila Real); Escola Sec. S. Pedro (Vila Real); Agrupamento Morgado de Mateus (Vila Real); Escola Diogo Cão (Vila Real); Escola Miguel Torga (Sabrosa).


Reproduzimos a seguir o horário previsto, fazendo notar com que as horas empregues são as locais (i. e., 10:00 h Galiza = 9:00 Portugal).
9 Abril: Casa Museu Manuel Maria – Outeiro de Rei
10:30 Chegada à Casa Manuel Maria
11:00 Apresentação da Casa Museu Manuel Maria com visita guiada e visionamento de
documentário.
12:00 PALESTRA: A importância de Manuel Maria na literatura galega e universal.
13:00 PALESTRA: “Os soños na gaiola”, aplicação na aula. Proposta Didática.
14:00 Almoço – Restaurante
16:30 – 19:30.- Percurso pedestre pela contorna. Leitura de alguns textos alusivos.
20:30 Regresso

[http://pgl.gal/ii-jornada-do-encontro-de-professorado-da-galiza-e-norte-de-portugal/]

Sem comentários:

Enviar um comentário