sexta-feira, 26 de julho de 2013

Sanfonices

SANFONICES
Constantim
Miranda do Douro
Trás-os-Montes

Data da Gravação: 12 de Junho de 2010
Local: Sendim
Ano de Edição: 2011

Sanfonices é um projecto de três músicos que visa recuperar e dar a conhecer romances e cantigas de embalar que eram cantadas nos serões e nas lides do campo nas aldeias da terra de Miranda.
Mário Correia teve a ideia e nós pegamos nela. Com o acompanhamento da sanfona fazemos com que se imagine um cego a tocar aquele instrumento numa qualquer praça e a cantar as suas cantigas enquanto espera por uma esmola do rico aldeão.
Cármen Pires foi a principal informante dos temas aqui cantados bem como o cancioneiro Mirandês. São cantigas muitas vezes esquecidas pois têm uma rítmica pouco forte e lenta, o que faz com que a juventude olhe para elas com algum desdém. Do nosso ponto de vista trata-se de espécimes muito ricos, sobretudo pelas histórias que contam.
*
As primeiras chuvas outonais permitem-nos ver com detalhe as nervuras das folhas até então escondidas pelas pardacentas poeiras estivais.
E assim acontece a (re)descoberta de texturas em vias de rendição aos rigores invernais, que fazem as folhas regressarem à terra como húmus fertilizante para o renascimento em tempos de primavera.
Certas propostas musicais devolvem-nos justamente o sortilégio revelador dessas primeiras chuvadas outonais: removendo a poeira dos tempos, devolvem-nos as essências vitais das raízes culturais e primordiais, como que as despertando de uma espécie de suspensão em desvanecimento e, de algum modo, as recuperando para renovados – porque actualizados – planos de expressão e de significado.
Quando Célio Pires, António Garcia e Sérgio Martins apresentaram, em tempos de celebrações intercélticas em Sendim (Casa da Cultura, 6 de Agosto de 2011), um concerto intitulado “Sanfonices”, o que aconteceu – assegura-o quem lá esteve – foi a pura sedução e encantamento do renascimento de velhos romances e cantigas que as gentes mirandesas carregaram até aos nossos dias pelas sendas da tradição oral.

Músicos
Célio Pires (sanfonas, voz)
António Garcia (vieiras, ferrinhos, voz)
Sérgio Martins (castanholas, voz)
Convidado: José João Gonçalves (voz em “A Fonte do Salgueirinho”)


Repertório
01. Mineta 5:54
02. Ró Ró 4:20
03. Perlimpinchin 4:36
04. Pastorica 2:50
05. La Lhoba Parda 3:03
06. A Fonte do Salgueirinho 5:46
07. D. Filomena 2:15
08. Çarandilheira 3:43
09. Beijai o Menino 3:36
10. Ls Cardadores 5:42
11. Cantiga da Segada 4:48
Todos os temas são tradicionais

Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real... | Traga-Mundos – lhibros i binos, cousas i lhoisas de l Douro an Bila Rial...

Sem comentários:

Enviar um comentário