quinta-feira, 4 de julho de 2013

Livro-objecto


livro-relógio “Tempo” | livro-espelho “Reflexos” | livro-xadrez “O Desafio” de Richard Towers

Livros com Arte

«A Neoma Produções nasceu da necessidade do seu mentor, Richard Towers (pseudónimo de Martinho Torres), em dar corpo a conceitos editoriais completamente diferentes. Se refletirmos sobre o mercado do livro, apercebemo-nos que é uma área estática, sem laivos de inovação. A proposta da editora Neoma Produções materializa-se num conceito assumidamente revolucionário: o livro-objeto.
O livro-objeto consiste na dupla função do livro: leitura e uso do objeto. Especificando, as três primeiras edições são o livro-relógio “Tempo”, o livro-espelho “Reflexos” e o livro-xadrez “O Desafio”. Cada um destes títulos tem um objeto real integrado: o livro-relógio dá horas, o livro-espelho tem um espelho e o livro-xadrez tem como capa um tabuleiro e traz 32 peças de xadrez em madeira, como exemplificam as imagens:
Com esta inovadora abordagem, a editora participou no certame Internacional da Feira do Livro de Frankfurt, e Richard Towers conduziu inúmeras sessões em espaços comerciais (livrarias, FNAC’s) e, sobretudo, escolas, onde o público (atual e futuro) tem demonstrado grande apetência por estes livros inovadores. Também as participações em programas de televisão deram visibilidade a este projeto (SIC Notícias – ver Youtube “O outro lado do livro”; RTP1 – ver Youtube “Richard Towers RTP Portugal no Coração).»

«Richard Towers, pseudónimo de Martinho Fernando Alves Torres, nasce a 14 de Janeiro de 1974 em França (Saint Germain-en-Laye, Paris). Radica-se em Portugal em 1984, em Guimarães, onde conclui os seus estudos secundários. Em 2000, licencia-se em ensino de Português e Francês, pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Em 2001, casa-se com uma transmontana de Murça, de seu nome Carla Ricardo, e, em 2008, faz uma pós-graduação em Educação Especial, pelo ISCE; 2009 é o último ano a assinalar a sua passagem por uma escola enquanto docente.
Após vinte anos de experiência na música, período em que gravou quatro discos com projetos diferentes, decide centrar-se em definitivo na escrita e funda a sua própria editora (Neoma Produções). Dedica-se então de forma incessante à escrita, criando obras completamente inovadoras. É neste contexto que nasce o livro-relógio “Tempo” (2011), o livro-espelho “Reflexos” (2011) e o livro-xadrez “O Desafio” (2012), os quais se inscrevem num novo movimento – o livro-objeto.»



Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real... | Traga-Mundos – lhibros i binos, cousas i lhoisas de l Douro an Bila Rial...

Sem comentários:

Enviar um comentário