quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Donzel de Tinta Francisca

Donzel – Douro tinto reserva 2005

Projeto vitivinícola recente, liderado pela engenheira Mónica Figueiredo, que em 2002 adquiriu a propriedade após longa procura de vinhedos com mais de 20 anos e exposição sul junto ao rio. Uma adega com 160 anos também foi adquirida e remodelada, preservando-se os lagares de granito para pisa a pé e incorporando as tecnologias indispensáveis. Os primeiros vinhos, colheita de 2004, foram comercializados em 2006, com as marcas Donzel e Vinhas da Ciderma. Os prêmios não tardaram. Além das ótimas avaliações de João Paulo Martins, o Vinhas da Ciderma Reserva Tinto 2004 (esgotado) obteve 93 pontos da Wine Spectator e o Donzel Colheita Tinto 2005 89 pontos da mesma publicação.
[Gold – Mundus Vini – Deutschland 2010]

«Além da qualidade, um vinho que leva em sua composição uma uva portuguesa que eu não conhecia, a Tinta Francisca. E indo atrás da tal "Francisca" fiquei sabendo que é uma uva de menos corpo e mais aromática que a maioria das ivas daquela região e que chega a lembrar a Pinot Noir.
Bom, sobre o vinho, vamos lá: Um vinho de cor rubi, já tendendo um pouco ao grená, mas percebe-se pela cor que é um vinho que ainda tem alguns anos de vida. No nariz, aromas intensos de amoras, madeira e algo mais herbáceo. Na boca, um vinho que "enche a boca", com boa acidez, taninos corretos e macios, médio corpo e um final médio-longo, muito agradável. Um vinho bem "honesto" e que vale a pena beber ou guardar para daqui uns 2 anos e ver como evolui. Mas está pronto pra beber!»

Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real...

Sem comentários:

Enviar um comentário