terça-feira, 15 de março de 2016

Vinhos Com Arte | The Art of Portuguese Wine Estates


“Vinhos Com Arte | The Art of Portuguese Wine Estates”
textos António Marreiros Neto e José António Fonseca
pintura Serrão de Faria

É uma viagem por 20 adegas, pelas histórias e pelas pessoas que lhes dão personalidade e características únicas, com especial ênfase na arquitectura dos edifícios mais emblemáticos, nas paisagens e nas castas cultivadas. “Vinhos com arte” é um livro, coordenado por António Marreiros Neto, com textos (em português e inglês) do próprio e de José António Fonseca e aguarelas e desenhos de Serrão de Faria.

São mais de 200 páginas onde se homenageia o vinho português e as pessoas que o fazem. Em “Vinhos com arte”, encontramos vinte das castas portuguesas mais apreciadas, outras tantas adegas cujo valor arquitectónico e funcional sinaliza o panorama de excelência do sector e ainda retratos de algumas das pessoas que dão corpo a estes projectos.

A inspiração para esta obra, pode ser encontrada no já longínquo ano de 1900, quando Bernardino Camilo Cincinnato da Costa apresentou, na Exposição Universal de Paris e por iniciativa da Real Associação d’Agricultura Portuguesa, um estudo enológico das principais castas portuguesas, ilustrado pelo aguarelista Alfredo Roque Gameiro. O trabalho, intitulado “O Portugal Vinícola”, acabou mesmo por conquistar o Grand-Prix da Exposição. A reedição desta obra 100 anos depois, numa edição numerada de 1000 exemplares, esgotou em poucas semanas. Ficava provada a apetência do meio vinícola por esta abordagem diferente do tema, em termos de ilustração.

A primeira edição (3000 exemplares) de “Vinhos com Arte”, com capa dura e páginas de grande formato.

Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real... | Traga-Mundos – lhibros i binos, cousas i lhoisas de l Douro an Bila Rial...
[também disponíveis os títulos: “Arquitecturas da Paisagem Vinhateira” Natália Fauvrelle (coord.), “Paisagens de Baco. Identidade, Mercado e Desenvolvimento. Regiões Demarcadas: Vinhos Verdes, Douro, Dão, Bairrada e Alentejo” de Ana Lavrador, “A Vinha e o Vinho em Portugal. Museus e Espaços Museológicos” Natália Fauvrelle (coord.), “Viver e saber fazer. Tecnologias tradicionais na Região do Douro. Estudos preliminares” Teresa Soeiro, Carlos Coelho Pires, Rui Cortes, José Alves Ribeiro, Hélder Trigo Marques, Gaspar Martins Pereira, Natália Fauvrelle, Nelson Campos Rebanda, José Alexandre Roseira, “Vinhos: arte e manhas em consumos sociais – A apreensão de uma prática sociocultural em contexto de mudança” de Dulce Magalhães, “Produzir e Beber. A Questão do Vinho no Estado Novo” de Dulce Freire, “Memórias do Vinho” de Maria João de Almeida e Paulo Laureano, “O Alto Douro – Um Espaço Contrastante Em Mutação” 4 volumes de Maria Helena Mesquita Pina, “Vinhos de Portugal . Da vinha ao vinho, variedades e regiões” de Ceferino Carrera, “Vinho do Porto e a Região do Douro. História da Primeira Região Demarcada” de Ceferino Carrera, “História do Douro e do Vinho do Porto – Volume 1 – História Antiga de Região Duriense” Carlos A. Brochado de Almeida (coord.), “História do Douro e do Vinho do Porto – Volume 4 – Crise e Reconstrução. O Douro e o Vinho do Porto no Século XIX” Gaspar Martins Pereira (coord.), “Outros Territórios do Vinho | Other Territories of Wine” de Manuel de Novaes Cabral edição bilingue, “O Alto Douro Entre o Livre-Cambismo e o Proteccionismo” de Carla Sequeira, “Memória de Pedra” fotografias de Claude Médale texto de Gaspar Martins Pereira, “Douro – Rio, Gente e Vinho” de António Barreto, “Dicionário Ilustrado do Vinho do Porto” Manuel Pintão e Carlos Cabral, “Tratado de Viticultura – A Videira, a Vinha e o Terroir” de Nuno Magalhães (nova edição, revista e actualizada); “Portugal: Wine & Lifestyle” de António Homem Cardoso e Margarida de Magalhães Ramalho]

Sem comentários:

Enviar um comentário